terça-feira, 27 de outubro de 2020

Catequese Adolescência

 


O ano passado foi um ano atípico pois entre catequeses presenciais e por Zoom a “coisa” pareceu um pouco “estranha” pois não estavamos preparados para esta nova realidade.

Este ano, apesar de não nos podermos abraçar nem beijar, estamos felizes por estarmos juntos pois estamo-nos a reunir presencialmente com as devidas regras de segurança, claro!

Começamos por recordar por onde andamos o ano passado nas JMJ. E eles lembraram-se muito bem que começamos por Roma, Buenos Aires, Santiago de Compostela, Czestochowa e Denver.











Já sabemos que as JMJ, por causa da Pandemia, foram adiadas para o ano de 2023 mas, recordamos as coisas mais significativas do ano passado e, por incrível que pareça, apesar da “confusão” do ano, foi muito bonito perceber que os jovens qualificaram a experiência com adjetivos muito profundos.



Apesar de tudo, o Espírito atuou e, se virmos bem, as mensagens das JMJ pelas quais passamos, foram assimiladas e estão bem aqui retratadas nesta nuvem de adjetivos: a Esperança, o amor de Deus, o Caminho a Verdade e a Vida como o rumo da nossa vida,  Espírito que nos une como irmãos na amizade apesar da diversidade, e a Vida dom de Deus que temos de cuidar.










Este ano, já no segundo encontro, avançamos para Manila, ali, num cantinho da Asia! E, depois de uma pesquisa feita pelos nossos jovens fizemos as seguintes descobertas, ora vejamos:










De facto, depois de escutarmos o testemunho de alguém que esteve presente em Manila deu para perceber que estas JMJ encheram as ruas da cidade cheias de jovens vindos de todos os cantos do mundo, que a alegria do encontro foi uma experiência muito enriquecedora, que o Papa João Paulo II entrava na festa e na alegria com muito interesse mas sem perder a centralidade em Jesus Cristo. O tema estava relacionado com Missão por isso, o Papa pediu aos jovens que dessem testemunho do amor de Jesus.

Este continua a ser o desafio para os jovens de hoje e dos não jovens também, por isso em forma de oração, se o quiserem, escutem o hino destas Jornadas que tem por título “Falem ao mundo desse amor”




Boa Semana👍

 


Sem comentários:

Enviar um comentário