quarta-feira, 28 de abril de 2021

Catequese 5º ano

 


Começamos por recordar o soldado romano que foi salvo pela Ana e pelo Marco. Do comportamento destas duas crianças resultou a conversão de Tácito, o soldado romano. Convertido e querendo seguir os caminhos de Jesus, este soldado vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar os cristãos e livrá-los da tirania e da crueldade de Nero.


Esta semana, os cristãos veem o seu bairro, o Bairro dos Mercadores, rodeado de fogo. 
Mandando destruir, pelo fogo, o bairro onde vivem mais cristãos, Nero pretende eliminar o povo cristão de Roma e, ao mesmo tempo, arranjar espaço dentro da cidade para construir um novo Panteão.

Com a ajuda de Tácito os cristãos conseguem fugir a tempo e refugiarem-se do fogo. Entretanto, no meio de toda a aflição, alguém vai contando histórias sobre Jesus como forma de dar alento e força para continuar …



Esta semana refletimos com Jesus sobre a importância que cada um tem na vida da comunidade. Quando os discípulos discutiam entre si qual era o mais importante, Jesus interrompeu-os e alertou-os que só os que forem como as crianças serão dignos do Reino de Deus. As crianças são os puros de coração, os simples e humildes.



Muitos têm a tendência de desvalorizar a ajuda das crianças e o seu esforço … e quantas lições os adultos podem aprender com as crianças!


Muitas vezes o orgulho e a autosuficiência nos impede de ver o que é importante, nos impede de seguir Jesus. Quando isso acontecer, que tenhamos a humildade de pedir a Jesus que nos ajude a ver, como o cego Bartimeu: “Senhor, que eu veja”

Reconhecendo a fé deste homem, escutando o seu grito de oração, Jesus consede-lhe a graça de ver de novo.



Que Jesus conceda a cada um de nós a graça de ver sempre com o olhar de um coração renovado e agradecido pelo Seu amor.



Boa semana para todos
😘









Sem comentários:

Enviar um comentário