terça-feira, 19 de outubro de 2021

Catequese 6º ano

 



Jesus Cristo, no centro da Fé e da História da Salvação”


Há vários anos que nos reunimos para falar de Deus e de Jesus, para descobrir o amor que nos têm. Nesta caminhada, temos feito descobertas bonitas sobre Deus e sobre nós, a quem Ele criou e a quem confiou a vida no mundo. Os títulos de cada catecismo que tivemos são bem esclarecedores dessas descobertas que fizemos:




1º Ano – Jesus gosta de mim

 

2º Ano – Ensina-nos a rezar

 

3º Ano – Queremos seguir Jesus

 

4º Ano – Tens palavras de vida eterna

 

5º Ano – Sereis o meu Povo



 



No ano passado, falamos de um “Projeto” que Deus tinha para tornar felizes todos os homens e mulheres. E procuramos ver como, ao longo da história de humanidade, Deus pôs em prática esse projecto (como um construtor de uma casa).


Deus começou por construir um mundo bonito para nós. Depois, através de Abraão, Deus veio ao encontro dos homens e mulheres e formou o “Povo de Deus”. Mais tarde, quando esse povo estava no Egito, e vivia na escravatura, Deus capacitou Moisés a libertar este povo, e fez com este povo uma “Aliança”, e pediu-lhes que vivessem de acordo com as Suas propostas: Mandamentos.

 

Em dado momento, Deus enviou o seu Filho ao encontro dos homens.


Ele tornou-se uma pessoa como nós, andou nesta terra, fez amigos, sentou-se à mesa com eles, ajudou as pessoas que se cruzaram com Ele, e mostrou-nos – com a sua vida, com as suas palavras e com os seus gestos – como devíamos viver para sermos felizes e termos Vida.

 

 Já conhecemos Jesus dos outros anos, mas este ano vamos procurar conhecê-Lo melhor. Ao conhecê-Lo melhor, vamos “entrar” no grupo de Jesus, tornarmo-nos seus amigos e depois seus “Discípulos”. (Seguidores).

 

Por volta do ano 70, um cristão cujo nome não conhecemos, escreveu uma reflexão sobre Jesus e a sua missão no mundo:


Hb 1, 1-2:

 

“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus aos nossos pais, nos tempos antigos, por meio dos profetas.

Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por meio do seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por meio de quem fez o mundo.”

 

Ao longo da história da humanidade, Deus sempre se preocupou comunicar com os homens, orientá-los, ajudá-los, dar-lhes bons conselhos, indicar-lhes os caminhos para serem felizes.

 

“Muitas vezes”, nos “tempos antigos”, através dos profetas, homens enviados por Deus para falarem em Seu nome. E assim, as palavras de Deus ajudaram os homens a mudar as suas vidas, a confiar num futuro melhor, a ter esperança e alegria.

 

Mas, chegou uma altura em que Deus quis comunicar com os homens de uma maneira diferente: mais próxima, mais direta e clara. Enviou ao mundo o seu Filho, Jesus Cristo. E, Jesus fez-Se uma pessoa como nós, foi criança, aprendeu a falar como nós, brincou como nós, tornou-se nosso amigo, usou histórias e imagens para nos mostrar quem era Deus, o seu Pai, e o que é que Deus nos queria dizer… e nós, através de Jesus, ficamos a conhecer quem é Deus, percebemos a bondade e o amor de Deus que Jesus nos mostrou por gestos e palavras. Podemos confiar que tudo o que Ele nos disse de Deus está certo, porque Jesus sabia muito bem do que falava, pois Ele conhecia muito bem o seu Pai.

 

 Jesus, o Filho de Deus, veio ao nosso encontro para nos falar, para dar Vida aos que precisavam, para encher de esperança o coração de quem andava triste e desanimado, para nos ensinar a construir um mundo mais bonito e mais feliz. Estamos diante de um acontecimento extraordinário, que nos enche de admiração e espanto! É até o acontecimento mais importante da história dos homens e do mundo, porque a vinda de Jesus mudou a vida e a história da humanidade.

 

Este acontecimento é tão importante para a humanidade, que nós o colocamos no centro de toda a história e passamos a contar o tempo a partir dele…o nascimento de Jesus é para nós o centro da nossa vida, o acontecimento à volta do qual a humanidade constrói a sua história e a sua existência.

 

Já percebemos todos que Jesus é alguém muito importante para nós.


Jesus é o Deus que veio ter connosco e se tornou uma pessoa como nós para nos dizer quem é Deus e como devemos viver para sermos felizes.




Reunidos à volta da imagem de Jesus, Bom Pastor e da Bíblia, quisemos dizer-lhe que o consideramos muito importante, a pessoa mais importante da história da humanidade, e que ao longo deste ano queremos descobrir o Seu projeto, queremos ser seus amigos, para sermos seus discípulos, para o seguirmos como as ovelhas seguem o pastor.


A vela que acendemos e colocamos junto da imagem de Jesus, simboliza a nossa vontade de seguirmos Jesus. A chama física desta vela irá apagar quando acabar a parafina, mas que essa chama permaneça sempre acesa no nosso coração! 


Querem participar numa aventura muito bonita?

 

Nesta aventura vamos ficar mais amigos de Jesus, e aceitamos colaborar com Ele na construção de um “Mundo Novo”.

 

 

Boa semana e até sábado 😘




 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário