quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Catequese 6º ano

 


“A terra de Jesus”


Jesus, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro, também nasceu e cresceu numa terra. Ele andou pelos caminhos dessa terra, conheceu as pessoas, visitou aldeias e cidades, subiu aos montes, pescou nos rios. Para entendermos Jesus, para percebermos os Evangelhos, precisamos de conhecer melhor esta terra e este povo. Por isso, na nossa catequese, fizemos uma “viagem” ao tempo de Jesus, às terras de Israel e Palestina, relembrando lugares e acontecimentos importantes da sua vida.


Falamos das três grandes regiões por onde Jesus andou com os seus discípulos: a Galileia, a Samaria e a Judeia


Foi na Galileia que Jesus viveu quase toda a sua vida (Lc 1, 26). Quando tinha pouco mais de trinta anos, Jesus deixou Nazaré e foi para a cidade de Cafarnaum, onde vivia Pedro, que viria a ser um grande amigo (Mt 3, 13).


Ficamos a conhecer o Mar da Galileia, um pequeno lago de água doce que Jesus atravessou por diversas vezes de barco, e em cujas margens Ele conheceu alguns dos seus discípulos – Pedro, André, Tiago e João - e os convidou a segui-Lo (Mt 5, 18-20).


Na Galileia situa-se Caná, a aldeia onde Jesus fez o seu primeiro milagre (Jo 2, 1-2).


Olhámos também o rio Jordão, onde Jesus recebeu o Espírito Santo através do baptismo com João Batista.


Na Judeia situam-se Belém, onde Jesus nasceu (Lc 2, 4-7), e Jerusalém, a cidade mais importante da Judeia, para onde Jesus viajou diversas vezes para celebrar a festa da Páscoa, no Templo. Jerusalém é a cidade onde Ele viveu os últimos dias da sua vida, onde foi preso, crucificado e ressuscitou ao terceiro dia (Mt 20, 17-19).


E para que serviu esta “viagem”, afinal?...


Nesta viagem ao tempo de Jesus, percebemos como foi a sua vida, como Ele viveu a sua missão. Jesus foi ao encontro das pessoas, encontrou-se com os homens e mulheres daquele tempo, conheceu-os e compreendeu-os, partilhou das suas alegrias e problemas, falou-lhes de Deus, andou com eles por terras e caminhos que podemos identificar, conhecer e até mesmo visitar hoje. Tudo o que Ele foi e fez, entre os homens e as mulheres, mostra-nos Deus Pai e o Seu amor por nós.




Jesus, nós te agradecemos porque não ficaste escondido num céu distante, longe de nós, mas vieste ao nosso encontro para nos falar de Deus e do seu amor.

Como é bom conhecer-Te e seguir o teu exemplo! Tu inspiras-nos a viver como filhos agradecidos de Deus, louvando-o, bendizendo-o por todas as coisas maravilhosas da nossa vida, da nossa história, da nossa terra.














Boa semana com Jesus, e até Sábado! J




Sem comentários:

Enviar um comentário