quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Catequese 6º ano

 


“Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo”




Nos dias de hoje, somos bombardeados com anúncios de publicidade com o objectivo de nos motivar a aderir ao consumo deste ou daquele produto. Poderíamos correr o risco de associar os anúncios a uma coisa negativa, mas há muito de positivo na possibilidade de darmos a conhecer a todos algo que já aconteceu, e que mudou a nossa vida.

Quando se trata de algo muito importante, procuramos dar as informações importantes para orientar as pessoas; a data, a hora, o local, e por vezes imagens ou símbolos relacionados com o acontecimento. É essa informação que entusiasma, que nos desperta a vontade de participar, de ir ao encontro.

Nesta catequese, já como preparação do nosso Natal, falamos dos anúncios que prepararam a chegada de Jesus ao mundo. Através dos Evangelhos, encontramos os anúncios que prepararam a vinda de Jesus, e descobrimos a melhor maneira de O anunciar.


Lc 1, 26-38

 «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo




Através do anjo Gabriel, Deus anuncia a Maria que a tinha escolhido para ser a mãe de Jesus. Mais tarde, Lucas relatou este acontecimento, muitos anos depois da aparição do anjo, para que a notícia se espalhasse, para que chegasse ao conhecimento de todos, também para nós. Lucas explica-nos que Jesus nasceu de Maria, de onde é que Ele vem e o que vem fazer ao mundo.

Este menino é o “Filho do Altíssimo” ou o “Filho de Deus”. Não será uma criança igual às outras, apesar de nascer entre uma família humana. Ele virá ocupar um trono e o seu reinado não terá fim. A sua missão é a construção de um mundo novo, sem guerra, sem violência e sem maldade, um mundo de justiça e de felicidade para todos.

Outro anúncio está no Evangelho de S. Mateus. Este começa por contar que, nos tempos do rei Herodes, um homem chamado José estava para casar com uma jovem chamada Maria. Maria e José estavam comprometidos mas ainda não viviam na mesma casa. Um dia Maria apareceu grávida, sem que José soubesse de onde vinha aquele bebé. Um problema que precisava de solução …


Mt 1, 18-24

 

 «… apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".





Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:

"A virgem conceberá e dará à luz um filho, e hão de chamá-lo Emanuel", que quer dizer, "Deus connosco".


Ao acordar, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu Maria como sua esposa.


O mensageiro de Deus anuncia a José que a gravidez de Maria é obra do Espírito Santo, obra da força, da Vida e do amor de Deus. Ele será “Deus connosco” : Ele será Deus no meio dos homens, Deus a caminhar com os homens. Ele virá trazer a salvação de Deus, por isso chamar-se-á Jesus, que significa “Deus é salvação”.


Jesus virá “salvar o povo dos seus pecados”: o egoísmo, a violência, e todos os comportamentos que destroem as pessoas. Ao salvar-nos dos nossos pecados, Jesus ensina-nos a construir um mundo melhor.

Hoje, temos uma tarefa muito importante: anunciar Jesus! Esta tarefa de anunciar Jesus não é fácil, e sozinhos é ainda mais difícil. Mas, unidos a Deus, pela oração, encontraremos a força e a coragem de anunciar Jesus, o seu nascimento e o seu amor, de uma forma tal que quem nos escutar ficará entusiasmado e com vontade de seguir e conhecer melhor Jesus.

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! 😊






Sem comentários:

Enviar um comentário