quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Catequese 6º ano

 


 




ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO,
NO QUAL PUS TODO O MEU AGRADO

 

 

 


Recentemente festejamos o nascimento de Jesus. Hoje, após Jesus ter vivido uma infância e uma juventude, tal como cada um de nós já viveu ou vai viver, Ele assume, diante de todos, o compromisso manifestar o plano de Deus para a humanidade.


Quando Jesus tinha perto de 30 anos, João Batista apareceu junto do rio Jordão, a dizer às pessoas que estava a chegar o tempo em que Deus ia intervir na história dos homens e começar a construir um mundo novo … Essa intervenção iria ser feita – dizia João – por alguém “que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias” (Lc 3, 16)


A todas as pessoas que estavam interessadas em ver surgir um mundo novo, João dizia que deviam preparar-se através de uma “conversão”, de uma mudança de vida: deixar o pecado, a maldade, a injustiça, a violência, os roubos e passar a viver de acordo com as indicações de Deus, cumprindo as suas tarefas, respeitando os outros, procurando ajudar os necessitados, fazendo bem a todos ….


Como “sinal” dessa vontade de mudar de vida, João pedia às pessoas para se deixar baptizar no rio Jordão. Assim, através desse gesto de se lavarem no rio Jordão, as pessoas mostravam que queriam lavar-se do mal e começar uma vida nova, uma vida limpa e pura.


Um dia em que João estava a baptizar, apareceu Jesus e pediu-lhe para ser também baptizado. O evangelista Mateus narrar-nos como tudo se passou:

 


Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser baptizado por Ti, e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi baptizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência» (Mt 3, 13-17)

 


Quando Jesus diz a João - “Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça” – a justiça refere-se ao plano de Deus de fazer desaparecer o pecado. Através do seu baptismo, Jesus como que se associa a toda a humanidade. Com este gesto, mostra que quer pegar na maldade de toda a humanidade e afoga-la naquele rio. Ao ser baptizado por João, Jesus estava a começar a cumprir a missão que Deus lhe tinha confiado: acabar com o mal que destrói os seres humanos e estraga o mundo.


Diz S. Mateus que “se rasgaram os céus” naquele momento; que quer dizer que, pela acção de Jesus, Deus e a humanidade ficaram mais próximos um do outro.


Quando fazemos coisas erradas é como se virássemos as costas a Deus e não quiséssemos nada com Ele. Era desta forma que Deus sentia a humanidade, de costas viradas. Com a vinda de Jesus, as pessoas voltaram a escutar e a acolher as propostas que Deus faz a cada um.


Para desempenhar essa missão, Jesus recebe o Espírito Santo: “viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele”


O Espírito Santo é a força de Deus, a Vida e Deus que está presente naqueles a quem Deus confia uma missão, como aconteceu com os profetas. Ele também vai permanecer em Jesus, vai acompanha-lo ao longo do seu caminho, para lhe dar força para Ele levar até ao fim a missão que Deus lhe confiou.


Pelo batismo,  ficamos a fazer parte de uma família muito grande, dos que querem seguir Jesus: a Igreja. Ao sermos batizados também recebemos o Espírito Santo, a Vida e a força de Deus, que nos vai capacitar para seguir Jesus, para acolher os seus ensinamentos e de os viver, e dar testemunho de Jesus no meio de outras pessoas.


“Jesus,


Quando fomos baptizados, ficámos, desde esse dia, a fazer parte da grande família dos que te querem seguir.


Hoje, mais crescidos e responsáveis, queremos dizer-te que estamos muito felizes por fazer parte desta comunidade formada pelos que querem viver aquilo que tu ensinas.


De Deus Pai recebeste a missão de criar um mundo novo, um mundo onde não exista maldade e onde todos os homens e mulheres se ajudem, se amem e sejam livres e felizes…


E nós queremos participar desse projecto, nós que um dia fomos batizados, queremos dizer-te:


Conta connosco, Jesus.


Ámen.”

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J




 


Sem comentários:

Enviar um comentário