terça-feira, 20 de janeiro de 2009


S. Paulo, apaixonado por Cristo…

Neste Ano Paulino (29/06/2008 a 29/06/2009), celebramos os dois mil anos do nascimento de S. Paulo e, somos convidados a redescobrir este homem que, de perseguidor de cristãos, se transformou no maior defensor de Jesus Cristo.
Ao deslocar-se a Damasco, para mais uma missão para aprisionar os cristãos que aí viviam, Paulo fez uma experiência pessoal de encontro com Jesus vivo e ressuscitado. Este encontro transformou a sua vida. Paulo questiona-se e reequaciona toda a existência, “abre os olhos” para ver, com uma luz completamente nova, o projecto que Deus tem para a própria pessoa e para o mundo. Ajudado pela comunidade cristã, Paulo reconhece Jesus como o seu Senhor; descobre a sua paixão por Cristo e percebe que a sua missão será, daí em diante, anunciar a Boa Nova de Jesus a todos os povos da terra. Descobre que Cristo Se torna presente, vivo e actuante, naqueles que a Ele aderem e O seguem. Mais tarde, Paulo irá ensinar que a Igreja é o Corpo de Cristo que se faz presente na história e na vida do mundo.

Os encontros com Cristo na estrada da vida não são raros, nem estão reservados a pessoas especiais… Cristo passa continuamente ao nosso lado nos caminhos que vamos percorrendo, interpela-nos, questiona-nos, desafia-nos, faz nos cair das nossas certezas e instalações, convida-nos a sair dos mundos fechados que nos prendem e a olhar para além dos horizontes que nos limitam.
De facto, quem descobre Cristo vivo e se deixa transformar por Ele, não pode guardar essa descoberta para si próprio, mas sente o imperativo de a partilhar com todos os irmãos e irmãs com quem se cruza pelos caminhos da vida. Aquele que encontra Cristo não pode encerrar num cofre fechado o tesouro que recebeu, mas tem de levá-lo ao encontro do mundo, a fim de que a verdade libertadora de Cristo atinja e transforme o mundo e a humanidade. Todo o cristão tem de ser missionário, todo o cristão tem de ser testemunha de Cristo e do seu projecto no meio dos seus irmãos.
A comunidade cristã, corpo de Cristo, tem a missão de tornar Cristo presente no mundo e na vida da humanidade. Compete aos cristãos serem o coração de Cristo que derrama no mundo amor e misericórdia; serem as mãos de Cristo que se estendem para levantar aqueles que estão caídos nas bermas da estrada da vida; serem os pés de Cristo que se dirigem ao encontro dos outros homens e mulheres para derrubar os muros erguidos pelo ódio, pela injustiça, pelo sofrimento.
O papel de Ananias na integração de Paulo na comunidade do Reino confirma a importância da comunidade cristã no nosso crescimento na fé e no nosso caminho de descoberta de Jesus Cristo. Ninguém é cristão sozinho; ninguém vive de uma fé isolada, sem referências, não questionada ou não confrontada com a fé da comunidade crente. Não esqueçamos: a nossa fé vive-se em Igreja, e é no enquadramento comunitário que ela encontra o campo favorável para crescer.
Meditando
Lina

Sem comentários:

Enviar um comentário