segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ser "Nova Criatura"



Hoje como ontem, no tempo de Paulo, o que tem valor é ser nova criatura (cf. Gal 6, 15b). Numa sociedade cada vez mais conformada, num contexto de uma existência cada vez mais massificada, num mundo sempre mais globalizado e sempre mais escravo de poderes ocultos, numa Igreja marcada pela fragilidade humana dos seus membros e chamada a viver e testemunhar o Projecto de Amor de Deus pelo género humano e por toda a obra criada, o convite de Paulo a ser "nova criatura" soa estranho e, ao mesmo tempo, aparece como sedutor.
Ser homens e mulheres novos significa pegar na Cruz de Cristo, na qual o mundo está crucificado e entregue por Cristo ao Pai e cada pessoa para o mundo (cf. Gal 6, 14), isto é, ser cidadãos do mundo sem lhe pertencer, responsáveis pelas acções realizadas na vida de cada dia, sem perder o horizonte da esperança, profundamente encarnados nas realidades mundanas, mas sempre peregrinos do eterno que nos abre novos horizontes de compromisso e de renovada fé. Trata-se de recuperar a missão de uma nova evangelização das novas realidades do mundo, de todas, sem excepção. A missão na seara do Senhor é imensa e os trabalhadores são poucos (cf. Lc 10, 2a). Os cristãos sentem a vida como vocação, missão e responsabilidade, pois percebem que o dom maior de Jesus a cada um é tomar consciência da tarefa, do sentido-significado da existência humana desde o instante da nossa concepção no ventre de nossas mães até à morte natural. Esta missão, itinerário de vida, está inscrito nas nossas entranhas, não na superfície exterior da pele, mas na profundidade da pessoa, assinalada pelo Espírito de Deus. Cada vida é um desabrochar de uma nova criatura, de um novo e maravilhoso projecto de Deus. A vida lida assim, adquire uma outra prespectiva, possui um novo e renovado encanto. A experiência com um Deus Amor que nos chama e envia a trabalhar na sua seara, o mundo, é desconcertante, até porque nos envia sem grandes equipamentos para a missão. Basta o essencial. E o essencial é Cristo. Os cristãos são chamados a viver a encarnação de Cristo, isto é, a configurarem-se com Cristo e a viver no corpo físico, espiritual e moral da comunidade a presença de Deus. Estamos em missão por conta de Cristo, somos uns para os outros a própria seara, o lugar da missão, o lugar da verdade e da novidade do ser pessoa e estar no mundo como sinal de Cristo.







P. Francisco José
in DIÁLOGO 1255 - XIV Domingo do Tempo Comum (ano C)






Sem comentários:

Enviar um comentário