Neste sábado de catequese também nós nos pusemos no caminho de S. João Baptista, junto ao Rio Jordão. Sentimo-nos presentes no meio daquela multidão que o seguia para escutar os seus conselhos.
Numa catequese em ambiente de interiorização e oração, sentimo-nos tocados por João que, de modo muito particular, pediu a cada um que se prepare pois Jesus está a chegar.
O lugar onde Jesus quer nascer é o coração de cada um porque, é aí que o amor mora. Haverá lugar melhor para nascer? Está este nosso lugar de amor preparado para receber Jesus?
Um lugar onde a violência, o egoísmo, o desprezo pelos outros e a mentira moram não é lugar onde Jesus que estar. Quantas vezes não somos agressivos nas palavras e atitudes para com alguém? Quantas vezes não roubamos a paz lá em casa com a nossa teimosia e impaciência? Quantas vezes passamos indiferentes a quem precisa de ajuda?
João Baptista disse-nos que precisamos de preparar a vinda de Jesus e mudar o que não está bem em nós.
Deu-nos conselhos práticos e bem ao nosso alcance: repartir, sermos pacientes e meigos no trato com os amigos, pais, vizinhos, não desprezar ninguém e sermos pessoas de paz.
Nós, que sentimos o olhar de João Baptista sobre nós, agradecemos os seus conselhos e, cada um, á sua maneira, lhe disse: Sim, quero mudar, quero transformar o meu coração num lugar quente de amor onde Jesus se sinta verdadeiramente acolhido.
E o primeiro gesto de mudança, vai acontecer durante esta semana. Vamos escrever, na estrela que levamos para casa o que vamos partilhar com uma instituição necessitada de ajuda. Para a semana estas estrelas farão parte um presépio que iremos construir na nossa catequese, e a partilha que trouxermos irá preencher um cesto vazio que de amor partilhado irá transbordar.
Na espera da vinda de Jesus, que a semana seja produtiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário