Compreender os símbolos que enfeitam as casas e as ruas nesta época natalícia ajuda-nos a encontrar o sentido e a relação com o Natal de Jesus. Não sendo o essencial do Natal faz parte da nossa cultura e, se bem entendido, pode ajudar-nos a celebrar o Natal de Jesus com mais sentido.
Neste sábado, começamos por enfeitar a nossa catequese com símbolos de Natal. À medida que tal ia acontecendo, uma breve explicação ajudava aperceber o porquê e a sua relação com o nascimento de Jesus: a árvore, as luzes, as bolas, as fitas, a estrela, os presentes, etc.
Depois de tudo preparado chegou o momento especial de receber o menino Jesus que entrou nos braços de Maria e S. José. Foi o momento de contemplação e da escuta da Palavra.
Os três magos do oriente viram uma estrela e seguiram-na, confiantes de que o Rei estava para nascer. Quando chegaram ao lugar encontraram o menino nos braços da Maria, tal como estava a acontecer connosco, ali mesmo. Ajoelharam-se, adoraram o menino e ofereceram-lhe presentes.
Tal como os magos, ao longo destas semanas de Advento, seguimos estrelas que nos ajudaram a encontrar Jesus: João Baptista, S. José e Maria. Estas estrelas ajudaram-nos a preparar o coração para acolher o menino Jesus. Fizemos uma recolha de alimentos para partilhar com quem mais precisa, fizemos a vontade de Deus Pai fazendo tarefas lá em casa que normalmente não fazemos e rezamos como Maria louvando a Deus por nos amar como ama.
Com estes nossos gestos iluminamos a vida de pessoas que vivem ao nosso redor e demos os melhores presentes ao menino Jesus, aqueles que Ele mais aprecia porque são fruto de uma conversão diária e aproxima-nos do próximo, bem ao Seu jeito.
Por tudo isto estamos de facto preparados para acolher o menino Jesus e celebrar o seu nascimento com alegria.
De forma simbólica fomos colocar as nossas estrelas de compromissos no presépio de Jesus, os nossos presentes!... e beijamos o menino que sorridente nos esperava. Como ficou bonito o nosso presépio, cheio de luz!!!
Tenho a certeza que, lá em casa o Natal será vivido com muita alegria porque antes da ceia, pensamos em nós e no quanto pudemos mudar de atitude e pensamos nos outros dando um pouco do pouco que temos para dar.
Que melhor presente poderia o menino Jesus querer?
Dos pais, os meninos receberam uma surpresa: lenços brancos dizendo: “sou de Cristo, sou feliz”! Somos de Cristo a partir do Baptismo, este mesmo menino Jesus que transforma e quer renascer em nós todos os dias.
E das catequistas não faltou o doce miminho de Natal preparado com todo o amor.
Agora, celebrem em família e com todo o sentido, o nascimento de Jesus. O menino Jesus já nasceu no coração de cada um de vós, aproveitai a Sua estadia e fazei da vossa vida uma vida cheia de Jesus….
Sem comentários:
Enviar um comentário