quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Catequese 3º ano










A primeira figura do presépio que vamos construir na catequese, é João Baptista que na semana passada nos iluminou com a sua proposta de vida: mudar o nosso coração para acolher o menino Jesus que está quase a chegar. Decididos que estamos a preparar a vinda de Jesus trouxemos algo para partilhar com quem mais precisa e um cesto vazio depressa se transformou num cesto cheio de partilha de amor reflectida em géneros alimentícios.
Foi dado o primeiro passo para que este Natal seja, de todo, luminoso como começou a ficar o nosso presépio com as estrelas da partilha.

José e Maria são pessoas que, com as suas atitudes de fé, humildade e adesão a Deus Pai iluminam aquele que é o caminho que queremos transformar para acolher, tal como eles, o menino Jesus no nosso coração.
Sem eles o nosso presépio não existiria!
Mesmo não compreendendo muito bem tudo o que estava a acontecer, Maria e José confiaram e disseram sim a Deus Pai.

José adoptou Jesus como seu filho para Ele Nascer e Crescer amado e protegido. Era um homem justo porque fez a vontade do Pai.

Maria na sua humildade e fé aceitou Deus no seu coração e na sua vida acolhendo Jesus no seu seio.
Ela é um exemplo de coragem e de fé alegre. Tal é a sua alegria que um canto de louvor a Deus brotou do seu coração: O Magnificat.

 Nesta oração Maria glorifica o Senhor por a ter escolhido para ser a mãe de Jesus, mas também dá graças por todas as pessoas… até nós!
Sim! Ela agradeceu e exaltou os humildes como nós que, somos capazes de gestos bons, ao partilhar com os humildes e famintos os bens que temos. São humildes e famintos os mais pobres, sós, tristes, doentes, marginalizados… e sempre que os iluminamos com o bem e o amor que lhes fazemos somos como uma luz para elas, uma luz que as faz felizes.

É com estes gestos de amor que vamos iluminando o presépio de Jesus que estamos a construir que é a mesma coisa que dizer: o nosso coração.


Uma boa semana cheia da luz de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário