quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Catequese 4º ano











Depois de S. João nos ter falado de como viviam em comunhão fraterna os primeiros cristãos, foi a vez de S, Mateus nos falar da fracção do pão, outros dos ensinamentos de Jesus que, como seus seguidores, devemos pôr em prática.

Através do milagre da multiplicação dos pães, Jesus mostrou-nos o que significa estar atentos a quem precisa para repartirmos o que temos. Os seus amigos quando se deram conta da multidão que os seguia e do pouco pão que tinham para repartir por todos o que ali estavam, pensaram que nada tinham a fazer, o mais certo seria manda-los embora. Mas, a lógica de Jesus não é a nossa, “Dai-lhes vós de comer” foi a palavra de ordem de Jesus que, tomando os cinco pães e dois peixes que tinha, repartiu saciando a fome de todos não, sem antes, rezar agradecendo aquele pão.
Hoje, através das mãos e pessoa do sacerdote, Jesus faz o mesmo na Eucaristia, dá graças pelo pão eucarístico e reparte.
Nós sabemos que o Pão Eucarístico é mais que um simples pão. É o corpo de Jesus.
Jesus que se dá na Eucaristia e nos faz um convite. Darmo-nos aos outros como ele se dá.
O ensinamento de Jesus é sermos nós a darmos o que for necessário para matar a fome de amor, de atenção, de alegria, de esperança, de um olhar, de um sorriso…
Se estes gestos forem acompanhados de oração terão um maior significado para nós e para quem o recebe.
Jesus gosta de nos escutar, seja a agradecer ou a pedir, Jesus está atento, Ele mesmo o disse “Pedi e ser-vos-á dado”.
Quem reza é capaz de fazer tudo muito melhor, com mais amor, amor que vem de Deus e nos torna mais fortes. Quem reza é capaz de viver em comunhão fraterna e de repartir o pão, a atenção, o carinho, o amor, como Jesus repartiu.
Para casa ficou o gesto de darmos, o pão que trouxemos, a alguém que sabemos estar a precisar de um gesto amigo, acompanhado de oração.
É na sequência da importância da oração que nasceu hoje neste grupo um livro de orações que irá percorrer, semana apos semana, cada casa para, em família, rezarem e escreverem uma oração que irá, posteriormente, ser rezada, na catequese,

 comunidade cristã assídua aos ensinamentos dos apóstolos.




Boa semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário