terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Catequese 4º ano







Depois de termos recebido a Bíblia e conscientes de que a Palavra revela a presença do Deus connosco ao longo dos tempos, este sábado, começamos a aprender a manejar a Bíblia para nos ser mais fácil aceder às citações que nos forem aparecendo nas catequeses. Aprendemos que a Bíblia contem 73 livros, 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. As siglas que identificam os livros constam do índice que nos facilita a procura. Cada livro está dividido em capítulos e versículos a que chamamos citações.
Importa saber que Bíblia foi escrita pela primeira vez em línguas diferentes da nossa. Depois foi traduzida para várias línguas. Ora, quando se traduz, pode traduzir-se o mesmo por palavras diferentes que significam a mesma coisa, daí as pequenas diferenças que podemos verificar quando lemos o mesmo texto em Bíblias diferentes ou no catecismo, as traduções não são exactamente iguais embora queiram dizer exactamente o mesmo.

Mas, estas orientações práticas não chegam para lermos a Bíblia como Palavra de Deus. Para além da inteligência, precisamos de a ler como o coração e deixar que Ela transforme e revele a relação de amor de Deus connosco.

O próprio Jesus, como verificamos em Lc 4, 14-21, também lia a Palavra, a que existia na época. Depois do seu baptismo e cheio do Espirito Santo voltou á sua terra e, como era costume entre eles, num sábado foi á sinagoga, levantou-se e leu uma passagem de Isaías “O Espirito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres…”
Esta passagem de Isaías referia-se a Jesus que, cheio do Espírito Santo, foi capaz de, com força e sabedoria, cumprir o que Deus queria dele. Foi o Espirito Santo que lhe deu forças para anunciar a boa nova aos pobres. A boa nova é uma boa notícia que nos faz felizes. Ora, quem eram estes pobres a quem Jesus anunciava e fazia feliz?
Os pobres são aqueles que não tem dinheiro, alimentos, roupas mas também aqueles a quem lhes falta liberdade, a visão, a alegria, os que são escravos das coisas, que não tem tempo para as coisas boas, os que são egoístas. Tudo isto causa sofrimento e Jesus veio, com a sua sabedoria começar um tempo novo “começar um tempo de graça”, um tempo diferente, um tempo de muita alegria. 


“ Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da escritura que acabais de ouvir”
Este hoje significa uma coisa que fica para a vida inteira. Significa hoje também, porque este tempo novo com Jesus acontece agora no nosso hoje. Com Jesus temos um tempo novo onde por causa d’Ele e com a ajuda do Espirito Santo fazemos os outros felizes, libertamos os outros da tristeza, damos atenção aos que precisam, ânimo a quem precisa, com Jesus somos pessoas diferentes porque Ele está hoje connosco. E quanto mais conhecermos de Jesus mais seremos capazes de fazermos do nosso tempo um tempo de graça, um tempo novo onde já nada é como era antes de O conhecermos.

Ler a Palavra de Deus, ao jeito de Jesus, é conhece-lA e concretiza-lA para que se cumpra hoje a vontade de Deus.


Bom trabalho nesta “aventura” da descoberta da Palavra de Deus ao longo da semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário