segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016





Nem só de pão vive o homem…

O Evangelho deste 1º domingo da quaresma apresenta-nos as opções de Jesus, em três episódios ou “parábolas”.
Na primeira “parábola”, Jesus poderia ter optado por um caminho de facilidade e de riqueza, utilizando a sua divindade para resolver qualquer necessidade material. No entanto, Jesus sabia que “nem só de pão vive o homem” e que o caminho do Pai não passa pela acumulação egoísta de bens. Na sua resposta, Jesus revela a sua prioridade: a Palavra do Pai.

 Na segunda “parábola”, Jesus poderia ter escolhido um caminho de poder, de domínio, de prepotência, ao jeito dos grandes da terra. No entanto, Jesus sabe que só o Pai é o seu “absoluto” e que não se deve adorar mais nada: adorar o poder que corrompe e escraviza não tem nada a ver com o projecto de Deus.

 Na terceira “parábola”, Jesus poderia ter construído um caminho de êxito fácil, mostrando o seu poder através de gestos espectaculares e sendo admirado e aclamado pelas multidões. Mas Jesus sabe que não deve “utilizar os dons de Deus ou a bondade de Deus com um fim egoísta e interesseiro”.

Apresentam-se diante de Jesus, dois caminhos. Jesus escolhe o caminho de obediência ao Pai e de serviço aos homens,

 “Senhor Jesus, convidas-nos a seguir-Te nos caminhos da humanidade, comprometidos com o caminho da Páscoa. Enche-nos do teu Espírito para que possamos permanecer fieis á Palavra de Deus”.



Meditando para o 1º Domingo da Quaresma do ano C



Sem comentários:

Enviar um comentário