quinta-feira, 7 de abril de 2016

Catequese 5º ano





“Deus ressuscitou-O”

Na manhã de Domingo, quando chegou aos ouvidos dos discipulos que o túmulo de Jesus estava vazio, eles não acreditaram. Pedro até foi ao sepulcro confimar e continuaram sem perceber nada.
Os discípulos de Jesus começaram a compreender, aos poucos, o que se passava, quando começaram a encontrar-se com Jesus, com Jesus vivo, que falava com eles, que andava com eles, que lhes dava conselhos, que lhes indicava os caminhos a seguir…
Num desses encontros, estavam todos reunidos quando Jesus se apresentou no meio deles mostrando-lhes as mãos e o lado, dando-lhes e Sua paz e comendo com eles.
Estes encontros com Jesus vivo ajudou-os a entender que a morte não O venceu. Para eles, foi como se tivesse chegado a primavera.
Deus, o Pai de Jesus, o Deus cheio de força e de poder, não quis que a morte vencesse o seu filho e deu-lhe vida outra vez. Ao ressuscitar o Seu Filho, Deus confirmou que tudo o que Jesus tinha vindo ensinar-nos e propor-nos era verdadeiro, era um caminho de felicidade, era um caminho que conduzia à vida. olhando para esse Jesus que está vivo, percebemos logo como é importante vivermos como Ele nos ensinou.
Para quê? Para termos Vida, como Ele.

Sempre que nós percorremos o caminho de Jesus, que procuramos viver como Ele pedia e como Ele vivia, estamos a vencer o egoísmo, a maldade, a injustiça, aquilo que escraviza as pessoas e as torna infelizes; sempre que nós insistimos em seguir o caminho de Jesus, em amar como Ele, em perdoar como Ele, em servir como Ele, estamos a vencer a morte e a construir vida nova para nós e para todas as pessoas à nossa volta.
Cristo foi o primeiro a vencer a morte; mas, todos aqueles que o seguirem e viverem como Ele, hão-de vencer igualmente a morte e viver para sempre .

Como é bom sabermos isto! Assim, podemos encarar a vida sem medo, sem temer perante a perspectiva da morte. A morte não nos vai vencer, pois nós, como Cristo, estamos destinados à vida para sempre: este é o desafio de ser cristão!

Estamos em tempo de Páscoa. Jesus está vivo! Ele continua a caminhar connosco e a dar-nos vida, a aquecer a nossa vida e a fazer brotar em nós e à nossa volta vida nova. Isto é a Páscoa!


E é em tempo pascal que vamos continuar a praticar as obras de misericórdia, agora, as espirituais.
Durante esta semana vamos praticar o perdão. Quando Perdoamos quem nos ofende, nos insulta, nos injuria, estamos a vencer a morte e a gerar vida nova!

Até Sábado:)











Sem comentários:

Enviar um comentário