quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Catequese 6º ano



O QUE QUIS DEUS REVELAR-NOS HOJE…

A catequese desta semana, foi um pouco diferente. Dedicamos o nosso tempo a preparar uma encenação sobre o evangelho a ser proclamado na Missa deste dia: A Epifania do Senhor.
Assim, sem nos darmos conta, refletimos sobre este encontro dos magos com Jesus.
 “Epifania” significa “manifestação”, “revelação". É o Senhor que se manifesta a todos os povos e nações representados pelos magos.
Os magos eram pessoas atentas aos sinais da manifestação do Senhor que está entre nós, na Palavra proclamada e no Pão partilhado e por isso faz muito sentido celebrarmos, em torno do altar do Senhor, com muita alegria, este encontro, esta festa.


Eles são, para nós exemplo a seguir pois saíram do conforto das suas casas e puseram-se a caminho seguindo a estrela que é Jesus. Eles não descansaram, fizeram um percurso difícil onde não faltou a incerteza e a maldade das pessoas que puseram em questão o verdadeiro encontro com Jesus. 

Não perderam o foco, tinham com eles o espírito de Deus que os ajudou a fazer a melhor escolha. O mal, na pessoa de Herodes, não levou a melhor, depois de encontrarem e adorarem o rei menino, seguiram por outro caminho, tudo mudou, o sentido agora era outro…
Também nós viemos, deixamos os nossos afazeres, o nosso sofá, o nosso jogo ou programa preferido para virmos á catequese, á Eucaristia para virmos ao encontro de Jesus que quer sempre revelar-nos algo que vai iluminar a nossa vida, dando-lhe novo rumo.
Às vezes os nossos defeitos impedem-nos de seguir a estrela que é Jesus, temos essa consciência, mas fazemos um esforço para ultrapassar essas barreiras que nos impedem de seguir o melhor caminho por isso nesta Eucaristia, oferecemos a Jesus:

O ouro da nossa existência, ou seja, a liberdade de O seguirmos por amor respondendo fielmente ao Seu chamamento”
O incenso da nossa oração fervorosa, o louvor da Sua glória!
A mirra que reflete o nosso afeto repleto de gratidão por ser verdadeiro Homem, que nos amou até á morte na Cruz.

Que Jesus nos ajude a manter o olhar fixo n’Ele.

Boa semana🙂



Sem comentários:

Enviar um comentário