quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


3.º Domingo do Advento



Diz-nos o Papa Francisco que o terceiro domingo do Advento, também conhecido como domingo Gaudate, é um chamado à alegria.

Mas, para acolher-mos o convite do Senhor à alegria, é preciso sermos pessoas dispostas a interrogarmos-nos.

E nós, o que devemos fazer? ” Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem, significa questionar os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação das nossas vidas no sentido de Deus.

A este propósito, nunca é demais sublinhar a essência de Deus: o amor.

Esta consciência de que Deus nos ama, muito para além das nossas falhas e fraquezas, e que o seu amor nos transforma, nos torna menos egoístas e mais humanos, é uma das mais belas constatações que nós podemos fazer.

O que renova o mundo e o transforma não é o medo, mas o amor.

O amor é que faz crescer, é que cria dinamismos de superação, é que nos torna mais humanos, é que nos faz confiar, é que potencia o encontro e a comunhão… Devemos ter isto bem presente quando formos chamados a anunciar o Evangelho e a proclamar a proposta de salvação que o nosso Deus faz aos homens.

A constatação de que Deus nos ama e que reside no meio de nós com uma proposta de salvação e de felicidade para todos os que O acolhem, não pode provocar senão uma imensa alegria nos nossos corações.

E nós damos sempre testemunho dessa alegria? Será que as nossas comunidades são espaços onde se nota a alegria pelo amor e pela presença de Deus?



Sem comentários:

Enviar um comentário