quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Catequese 6º ano

 


“O nascimento de Jesus”



O Natal está a chegar!

Talvez andemos atarefados nestes dias que o antecedem. Preparamos a nossa casa, a árvore, as luzes, o presépio, os presentes e os doces.


Mas afinal, porque festejamos o Natal?


Será que também nos lembramos disso nestes dias?

 


O evangelista Lucas conta-nos aqui esse momento tão importante da história da humanidade, o momento em que Jesus, feito bebé pequenino, chegou ao nosso mundo.

 

 “Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz, e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.


Na mesma região encontram-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu em volta deles; e tiveram muito medo.


O anjo disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o Povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura».


De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo:


«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade».


Quando os anjos se afastaram deles em direcção ao céu, os pastores disseram uns aos outros: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer».



Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito do menino. Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores”. - Lc 2,1-20

 

 

 Quando escutarmos esta história, ou quando contemplamos um presépio, podemos sentir-nos tocados de várias formas.


Antes de mais, estamos perante o Filho de Deus, o Deus de amor que se faz ainda mais próximo de nós, enviando Jesus ao nosso encontro. É, sem dúvida, um momento de grande alegria e de grande esperança para toda a humanidade.


Por outro lado, impressiona a simplicidade. Vemos o menino deitado numa manjedoura numa pobre gruta de pastores. Ali não há luxo, nem brinquedos, nem uma cama quente e cómoda. Nem há pessoas ricas e poderosas à volta do Jesus-menino, apenas os pais, José e Maria, e os pastores. É um sinal, desde o primeiro instante, de que estamos perante um Deus que vem para acolher e ensinar a simplicidade, que vem para nos mostrar que ama a todos por igual, que o rico não é mais importante que o pobre, e que ninguém deve ser marginalizado.


Esse Menino vai crescer, vai começar a percorrer as aldeias e cidades da sua terra, e vai cruzar-se com muitos homens e mulheres. Vai falar-lhes de Deus e vai mostrar-lhes, com os seus gestos de amor, de bondade, de acolhimento, de perdão, como é que Deus nos propõe que nós vivamos.


 

Por isso, para que não esqueçamos esta alegria do nascimento de Jesus que dá o verdadeiro significado ao nosso Natal, contemplemos o presépio, em família, e digamos ao Jesus-Menino que queremos que Ele encontre lugar na nossa casa e nos nossos corações.


 

“Jesus, sê a luz que ilumina o nosso coração e o nosso mundo!”




 


quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Catequese Adolescência

 





À semelhança de Maria, não ficamos parados e, sábado passado, pusemo-nos a caminho e, mais uma vez, juntos com adolescentes de outros grupos de catequese, fomos ao encontro dos mais carenciados da nossa comunidade. E como?


Adolescentes e pais puseram mãos á obra e colaboraram com as Vicentinas da paróquia na
preparação dos cabazes de Natal.


Bela experiência de partilha, de disponibilidade, de alegria que se fez sentir naquele espaço onde o objetivo era o Outro.


Que bela oportunidade tivemos de, em família, experimentar a caridade!


Juntos estamos a fazer caminho na descoberta da felicidade que se encontra no bem que fazemos… este sim,  é o presente que queremos oferecer ao Menino Jesus quais Reis magos postos a caminho😊


Juntos por um caminho de amor, Feliz Natal🎄




segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 






,

Em Maria,  toda a humanidade responde: “Eis-me aqui”. E Deus exulta de alegria. 


Se o teu coração se tornar livre e disponível como o de Maria, tu serás a alegria de Deus e encontrarás nele a tua felicidade. Eis-me aqui, Senhor, também hoje diante de ti, todo renovado assim como tu me queres. Eu serei a resposta ao teu apelo!

 Estamos às portas do Natal. Maria no-lo ensina a preparar. O seu não era o Natal das montras enfeitadas ou das árvores iluminadas. Era o Natal verdadeiro daquele que veio para mudar a face da terra. Acolhamo-lo no nosso coração e espalhemos pelo mundo a sua mensagem de salvação.


 Ensina-nos, ó Mãe, a preparar o Natal do teu divino Filho. E Ela o fará. Porque “Maria é capaz de transformar um curral de animais na casa de Jesus com pobres paninhos e uma montanha de ternura”, diz o Papa Francisco. 


Que Ela transforme a nossa vida na casa onde Jesus possa habitar.

Daqui a dias é Natal. Não fiquemos parados. Ponhamo-nos a caminho e vamos até Belém. E se em vez de um Deus triunfante e glorioso nos embatermos na fragilidade de um menino, não pensemos que nos enganámos no caminho. O rosto amedrontado dos oprimidos, a solidão dos infelizes, a amargura de tanta gente é o lugar onde Jesus continua a nascer e a viver em fragilidade.

Descubramos o rosto de Jesus na Belém do nosso tempo.




sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Catequese 3º ano

 




“Maria glorifica o Senhor”

 

Nas últimas catequeses escutamos João Baptista e vimos também, com José, como podemos ser bons e justos. Nesta semana foi vez de darmos as boas-vindas a Maria e aprender, através dela, a como preparar o nosso coração para o Natal.


Referimo-nos a Maria dizendo “Ave Maria, cheia de graça”. Foi assim que o Anjo se dirigiu a ela quando lhe deu a notícia de que ela estava grávida do Filho de Deus. E é por isso mesmo que ela é “cheia de graça”, porque tem dentro dela Jesus.


Desta forma, Maria encheu-nos com a sua graça e partilhou connosco gestos de amor que devemos ter para com os outros, de modo a estarmos cheios do Espírito Santo e de coração limpinho para receber o seu filho Jesus.

Boa semana!








quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Catequese 6º ano

 

“João Batista, o precursor de Jesus”


Cada vez mais perto do nascimento do Menino Jesus, há uma figura que se destaca neste ponto do caminho: João Batista.


Quem é este personagem? Foi o que procuramos ficar a saber no decorrer desta catequese!


Escolhido por Deus, para preparar o coração dos homens para receber Jesus, já tínhamos falado dele na catequese passada. Quando Maria foi visitar a sua prima Isabel, o menino que saltou de alegria no ventre de Isabel era João Batista. Ele vai dizer-nos o que podemos fazer para nos preparar para acolher a visita de Jesus. Mas, primeiro vamos conhecer um pouco da sua história, através do evangelista S. Lucas.


De acordo com a história, João apareceu quando os seus pais já tinham uma idade avançada que não lhes permitiria ter filhos. O pai de João chamava-se Zacarias e era sacerdote. Um dia em que Zacarias estava no templo de Jerusalém a fazer as suas orações, o anjo Gabriel apareceu-lhe e disse-lhe que a sua esposa Isabel ia ter um filho a quem devia ser dado o nome de João. A missão de João seria “ir à frente do Senhor” para preparar a sua chegada. Zacarias entendeu, e quando João nasceu, fez uma oração muito bonita:


“E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu Povo a salvação pela remissão de seus pecados, graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte e guiar os nossos passos no caminho da paz.”(Lc 1, 76-79)


Tendo como missão ir “à frente” do Senhor a “preparar os seus caminhos”, João Batista continua a apontar-nos, há cerca de dois mil anos, a melhor forma de acolhermos o Senhor que vem.



Principalmente com o seu convite à conversão, à mudança de vida, João diz-nos, com palavras e gestos que conseguimos perceber, que precisamos de rever a nossa vida, mudar a nossa mentalidade, questionar os nossos valores, a fim de corrigirmos o que nos afasta do caminho de Deus. Não é possível acolher Jesus que chega se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de violência, de conflito …


 

Com as suas palavras duras e a forma simples e desprendida de se apresentar, João convida-nos a fazer um movimento radical que nos leve, de novo, ao encontro de Deus. Só assim teremos espaço para acolher Jesus e a proposta de salvação que Ele nos veio trazer.

 

Em oração, pedimos a Jesus que nos ajude a mudar o que está menos bem na nossa vida, para que Ele possa vir ao nosso encontro e ficar connosco, no nosso coração:


“Jesus, sabes bem o que vai no coração de cada um: sabes melhor do que nós o que precisamos e o que te queremos pedir. Ajuda-nos a mudar o que fazemos menos bem e a melhorar o que já somos capazes de fazer.

Vem Jesus, vem ficar no meu coração. Ámen.”


Neste tempo de Advento, João Batista, o profeta que convida à mudança do coração, pode ser o nosso guia neste caminho que estamos a percorrer em direcção ao Natal de Jesus!

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J




quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Catequese 1º ano

 




A última catequese foi especial, conhecemos a mãe de um amigo especial. Conhecemos a mãe de Jesus: Maria. 

Sabemos que as mães e as avós (que são segundas mães) tratam muito bem de nós.  Davam-nos comida, banho, tomavam conta de nós. Agora que estamos mais crescidos, levam-nos à escola, à catequese, ajudam com os trabalhos de casa, fazem a nossa comida e também tomam muito bem conta de nós quando estamos doentes. 

A mãe de Jesus era especial, certo dia, teve uma visita de um anjo que vinha da parte de Deus. Que lhe disse: 

 

“Avé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.

Vais ter um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 

Aquele que vai nascer é Santo

e será chamado filho de Deus.”

 

Maria ficou muito admirada e perguntou ao anjo como é que podia ser. O anjo respondeu “O Espírito Santo de Deus virá sobre ti… Por isso é que o Menino que vai nascer de ti é Santo e será chamado Filho de Deus”.  E Maria disse que aceitava ser mãe do filho de Deus!

 

Maria é a mãe de Jesus!Cuidou dele, alimentou-o, vestiu-o, ensinou-o a andar, a falar…Mais tarde, quando Jesus já estava maior, ensinou-o a trabalhar, a respeitar todos e ensinou-o a falar com Deus Pai. 


 Depois de tudo o que ouvimos, achamos devíamos agradecer a Maria por ter aceitado ser a Mãe de Jesus. Então, terminamos a rezar as mesmas palavras que o anjo disse: Avé Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.

Estamos contentes pelo amor que Deus nos dá, pelo amor de Maria, mãe de Jesus, pelo amor de Jesus; mas também pelo amor das nossas mães, das nossas avós e de todos os que nos amam!

 





terça-feira, 14 de dezembro de 2021

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Catequese Adolescência

 




Depois do encontro que tivemos com os adolescentes da paróquia, que se dispuseram a pôr-se a caminho, podemos dizer que, tal como os reis magos experimentamos a alegria do encontro.


Quando há em nós a consciência de sermos guiados por Deus, o coração experimenta uma alegria autêntica e profunda, que é acompanhada pelo desejo sincero de O encontrar e por um esforço perseverante de O seguir docilmente.



Os magos falam pouco e caminham muito, e estão ansiosos para encontrar o que realmente procuram, como evidencia o Evangelho: «viemos adorá-lo».



A alegria que em nós provoca o encontro com Jesus leva-nos a imitá-l’O.


Importa estar atentos aos sinais que Deus nos dá! Importa fazer caminho! Importa o encontro!


Os magos, homens de então, ávidos de Deus representam a humanidade de hoje que diante das dificuldades procuram e escutam os verdadeiros sinais de Deus.








 

 






quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Catequese 3º ano



 

“José – Um homem Justo”

 

Na catequese da semana começamos a preparar o nosso coração para o Natal, para o Nascimento do nosso grande amigo Jesus. Começamos este caminho de preparação com a ajuda de João Baptista. E, esta semana, continuamos com a ajuda de outra pessoa muito especial para Jesus, o seu pai José.


José ensina-nos que mesmo quando estamos a sofrer, temos em nós a força necessária para escolher não magoar o outro. E ele ensina-nos isto através do seu exemplo – quando descobre que Maria está grávida e que o filho desta não é seu, escolheu acolher Maria e Jesus. Aprendemos assim, com José, a ter um coração justo e bondoso!




Quem se seguirá? Quem mais nos pode ensinar a prepararmo-nos para receber Jesus? Esperem pela próxima semana e descobriremos juntos quem mais nos tem algo a dizer 😉


Boa semana!




Catequese 3ºano


 

“Preparemos o Caminho do Senhor”

 

A catequese desta semana foi diferente e especial. Optamos por uma catequese mais relaxada e em que nos conseguimos desprender da nossa realidade para irmos ao encontro de João Baptista.


Sim, na nossa catequese vivemos um encontro com João Baptista, junto ao rio Jordão. Escutamos as palavras que dirigia à multidão que o escutava e a nós. Palavras estas que nos ajudam a prepararmo-nos para iniciar o nosso Advento de forma consciente do caminho que, no nosso coração, iremos percorrer até ao Natal.


Boa semana!









terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Adolescência em ação de graças...

 


Neste 2º domingo do Advento, em que somos convidados à missão profética, tal como João Batista, de dar testemunho de batizados e acolher as propostas da Boa Nova do Reino, hoje é a nossa voz que clama!


Hoje é a nossa voz que se une aos nossos corações para uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, para que Jesus possa caminhar ao nosso encontro todos os dias!


Hoje fazemos ouvir a nossa VOZ!







 


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Catequese 1º ano

 






Na semana seguinte começamos a catequese de uma forma muito engraçada, deram-nos umas fotografias de uma criança e nós não sabíamos quem era. Descobrimos que era o nosso catequista quando era mais pequenino!




Nós ainda não crescemos tanto como ele mas já somos capazes de fazer muito mais coisas. Já crescemos muito, mas ainda nos falta crescer mais.



Todos estamos sempre a crescer, até a natureza… crescem os animais, crescem as plantas…


Na semana passada, vimos como Deus criou tudo para nós… Agora,percebemos que é também Ele que dá o crescimento. 


É Deus que faz crescer, mas Ele quer a nossa ajuda. Que cuidemos da natureza e não estraguemos as coisas criadas por Deus, porque todas nos fazem muita falta.


Deus serve-se dos outros para nos ajudar, os nossos pais, os avós, os primos, os professores, os catequistas… Todos nos ajudam a crescer. Mas temos que nos esforçar um bocadinho para crescermos com saúde: comer bem, deitar cedo, estudar, brincar… e rezar a Deus.

Rezar para que nos ajude a crescer e para agradecer todas as coisas boas que Ele nos dá. 🙏🙏🙏

 




Catequese 1º ano

 











Nesta semana ouvimos a história de um senhor que gostava tanto das plantas, dos animais, que tratava todos os seres e coisas da terra por irmãos. O nome dele era Francisco de Assis. 


Também tínhamos a  nossa sala enfeitada com flores!


Foi então que percebemos que é Deus que dá Vida a tudo e que faz as coisas belas e boas.

É Deus que faz aparecer e crescer tudo no mundo, com muito amor. 


Francisco de Assis sabia que Deus é quem cria tudo aquilo que ele tanto gostava, por isso rezava para agradecer.


Seguimos o seu exemplo e agradecemos a Deus o mundo que criou: 


Louvado sejas, Senhor, pelo mundo que criaste para nós!

Pelo céu e pelo mar, aleluia!

Pelas aves a cantar, aleluia!

Pelas fontes a correr, aleluia! 

Pela vida a renascer, aleluia!

 

Se Deus cria a natureza e tudo o que existe para nós e por amor, então devemos cuidar da natureza, dos animais, das plantas… Não devemos estragar nada nem deitar lixo para o chão.

Se cuidarmos do mundo tão belo que Deus criou para nós poderemos sempre dizer: O mundo que Deus fez é belo!



🍀🍀🍀





quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Catequese 6º ano

 



“Deus vem salvar o seu Povo: alegrai-vos e dai graças”


A caminho do Natal, vamos preparando nos nossos corações o (re)nascimento de Jesus. Ele é o salvador, enviado pelo Pai, que nos traz Vida Nova, por isso a sua presença no mundo é motivo de grande alegria para todos aqueles que confiam na bondade e no amor de Deus.



O evangelista Lucas, depois de descrever o anúncio do anjo Gabriel a Maria, anunciando-lhe que Deus a tinha escolhido para ser a mãe de Jesus (Lc 1,26-38), conta como Maria deixou a casa onde vivia, em Nazaré, para ir ter com a sua prima Isabel dar-lhe esta grande notícia.

 “Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor”. - Lc 1, 39-45

 



Isabel estava grávida de João, que será chamado, mais tarde, “o Batista”, o precursor de Jesus, que O antecede, que O anuncia, que apela à conversão. O bebé João perante esta notícia “salta de alegria” no ventre da mãe. Também ele sabe que, com Jesus, ia começar um tempo novo para todos os homens e mulheres.

 

Isabel reage também com alegria, admiração, reverência, ela vê Maria como “bendita”, abençoada por Deus, a mãe do “Senhor”. Acrescenta ainda “feliz de ti que acreditaste”.

 

E é neste acreditar que Maria nos inspira. Maria acolhe com fé a chamada de Deus para ser mãe do Salvador.


Antes de mais, Deus quis escolhê-la para ser mãe de Jesus, uma mulher simples, humilde, de uma família pobre que vivia numa aldeia desconhecida situada no meio das montanhas da Galileia. Esse Deus cheio de bondade encontrou, ao longo dos séculos, muitas formas de salvar o seu Povo. E agora, através de Maria, encontra forma de enviar ao mundo o seu Filho, no maior gesto do seu Amor por nós.


Perante isto, a alegria e a fé transbordam nas palavras e no coração de Maria, numa oração muito bonita e sentida de louvor a Deus (Lc 1, 46-56):















Entramos em tempo de Advento, que significa “espera por Aquele que há-de vir” - é tempo de preparação do (re)nascimento de Jesus em nós!

 

Que aprendamos, com Maria, a acolher Jesus no coração, com alegria, fé e esperança, e levando a Boa Nova a quem connosco se cruzar.

 

Também nós, neste tempo, somos convidados a dar o nosso sim firme ao projecto de Deus salvador.

 

Que Maria, a “serva do Senhor”, nos inspire com a sua atitude de simplicidade, amor e serviço, nesta caminhada de Advento.

 

 

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J