quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Catequese 6º ano

 

“João Batista, o precursor de Jesus”


Cada vez mais perto do nascimento do Menino Jesus, há uma figura que se destaca neste ponto do caminho: João Batista.


Quem é este personagem? Foi o que procuramos ficar a saber no decorrer desta catequese!


Escolhido por Deus, para preparar o coração dos homens para receber Jesus, já tínhamos falado dele na catequese passada. Quando Maria foi visitar a sua prima Isabel, o menino que saltou de alegria no ventre de Isabel era João Batista. Ele vai dizer-nos o que podemos fazer para nos preparar para acolher a visita de Jesus. Mas, primeiro vamos conhecer um pouco da sua história, através do evangelista S. Lucas.


De acordo com a história, João apareceu quando os seus pais já tinham uma idade avançada que não lhes permitiria ter filhos. O pai de João chamava-se Zacarias e era sacerdote. Um dia em que Zacarias estava no templo de Jerusalém a fazer as suas orações, o anjo Gabriel apareceu-lhe e disse-lhe que a sua esposa Isabel ia ter um filho a quem devia ser dado o nome de João. A missão de João seria “ir à frente do Senhor” para preparar a sua chegada. Zacarias entendeu, e quando João nasceu, fez uma oração muito bonita:


“E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu Povo a salvação pela remissão de seus pecados, graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte e guiar os nossos passos no caminho da paz.”(Lc 1, 76-79)


Tendo como missão ir “à frente” do Senhor a “preparar os seus caminhos”, João Batista continua a apontar-nos, há cerca de dois mil anos, a melhor forma de acolhermos o Senhor que vem.



Principalmente com o seu convite à conversão, à mudança de vida, João diz-nos, com palavras e gestos que conseguimos perceber, que precisamos de rever a nossa vida, mudar a nossa mentalidade, questionar os nossos valores, a fim de corrigirmos o que nos afasta do caminho de Deus. Não é possível acolher Jesus que chega se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de violência, de conflito …


 

Com as suas palavras duras e a forma simples e desprendida de se apresentar, João convida-nos a fazer um movimento radical que nos leve, de novo, ao encontro de Deus. Só assim teremos espaço para acolher Jesus e a proposta de salvação que Ele nos veio trazer.

 

Em oração, pedimos a Jesus que nos ajude a mudar o que está menos bem na nossa vida, para que Ele possa vir ao nosso encontro e ficar connosco, no nosso coração:


“Jesus, sabes bem o que vai no coração de cada um: sabes melhor do que nós o que precisamos e o que te queremos pedir. Ajuda-nos a mudar o que fazemos menos bem e a melhorar o que já somos capazes de fazer.

Vem Jesus, vem ficar no meu coração. Ámen.”


Neste tempo de Advento, João Batista, o profeta que convida à mudança do coração, pode ser o nosso guia neste caminho que estamos a percorrer em direcção ao Natal de Jesus!

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J




Sem comentários:

Enviar um comentário