terça-feira, 29 de janeiro de 2013







Há muito que a Igreja se separou: inicialmente no século XI criou-se a Igreja Ortodoxa e, no século XVI, surgiram as Igrejas Anglicana, Calvinista, Luterana e outras Protestantes. Isto não significou que os seus seguidores deixaram de acreditar em Deus ou em Cristo, apenas divergiram no modo de interpretar a palavra e os sacramentos.
Esta semana ficou marcada pelo término da semana da Unidade dos Cristãos. Como tal, o grupo de acólitos da Capela da Nossa Senhora da Ponte (em conjunto com o grupo de jovens) organizou um momento de oração no final da Eucaristia. Este momento destacou-se pelo facto de os jovens terem encontrado uma forma pouco convencional de o fazer. Deste modo, dramatizaram uma situação em que dois jovens discutiam este assunto, unidade dos cristãos, tendo em vista facilitar a percepção e reflexão por parte da comunidade. Por fim, foi construída uma ponte, símbolo da Unidade sobre um “rio de divergências”.


O principal objectivo desta acção foi mostrar que “devemos empenhar-nos com todas as nossas forças, e também reconhecer que, em última análise, esta unidade é dom de Deus, que só o Pai pode conceber mediante o filho porque a Igreja é a sua Igreja” (Papa Bento XVI).
Rezando o Pai Nosso de mãos dadas foi a forma como mostramos e assumimos esta Unidade dentro da nossa comunidade.



Sofia e Sérgio



Sem comentários:

Enviar um comentário