quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Catequese 1º ano






Já alguém se imaginou a viver sem amigos? A quem recorreríamos nos momentos de aflição? Quem nos ajudaria a vencer as dificuldades? Com quem partilharíamos as nossas alegrias? Sem amigos, viveríamos sós, tristes e seriamos muito infelizes.
Existem bons e maus amigos. Os bons, são aqueles que se portam bem, estão sempre connosco nos bons momentos e naqueles menos bons também. Respeitam-nos e aceitam-nos tal como somos. Os maus … poderíamos dizer que são aqueles de quem os nossos pais dizem: “Afasta-te dele, pois não é bem comportado e a sua companhia não te convém.”

Como foi com Jesus? Também teve amigos? E, como eram eles?
Sim, Jesus também teve amigos. Ele não fez sozinho todas as coisas que Deus Pai lhe pediu para fazer. Por isso, Ele também escolheu um grupo de amigos com quem gostava muito de andar. Gostava tanto dos seus amigos que fala ao Pai do Céu sobre eles. Numa coisa Jesus era diferente de nós: Jesus não afastava ninguém, era amigo de todos e a todos procurava ajudar. Mesmo aqueles que não se portavam bem, Jesus não se cansava de os chamar para serem seus amigos.
Naquele tempo, as crianças e os doentes eram consideradas pessoas frágeis e de pouco valor. No entanto, Jesus acolhia de forma especial estas pessoas, por quem tinha um grande carinho. Várias vezes se acercaram de Jesus pessoas doentes, que Lhe pediam para serem curadas. Jesus, tocava-lhes e fazia-lhes sentir o quanto eram importantes para Ele; e, eles ficavam curados.
Sensibilizados com o amor de Jesus, também nos queremos ser como Ele: amigos de todos.



“Obrigado, ó Jesus, por seres meu amigo. Ajuda-me a ser amigo de todos como Tu.”





Ao longo desta semana, ajudados pela oração, iremos ter sempre presente aquele menino ou aquela menina, de quem não gostamos muito e iremos ser mais amigos, brincando e ajudando-os naquilo que precisarem.


Boa semana para todos. Até Sábado … 






Sem comentários:

Enviar um comentário