domingo, 17 de janeiro de 2010

Hoje é Domingo

1 comentário:

  1. O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira
    É um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
    Por ordenação de trabalho e lazer, o domingo é considerado o último dia da semana.
    A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor"...

    Desde o cristianismo primitivo há divergências de opinião sobre a questão de o sábado ou o domingo deve ser observado como dia de descanso[4]. A divergência não se aplica aos judeus, para quem o dia de descanso (Shabat) é incontestavelmente no sábado, nem para os muçulmanos cujo dia sagrado (jumu'ah) é em uma sexta-feira. A divergência entre a tradicional observância religiosa judaica do Shabat e ao respeito ao primeiro dia da semana aparece na Bíblia em Atos 20:7 onde os discípulos se reuniram no "primeiro dia da semana e partiram o pão" juntos. (Nos versículos anteriores, já haviam comemorado os dias de pão ázimo, incluindo a Páscoa, ou seja, estavam fazendo comunhão em memória a ressureição de Cristo no domingo).

    Segundo os evangelhos, Jesus Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Mateus 28:1, Marcos 16:2, Lucas 24:1, João 20:1). Oito dias mais tarde (isto é, o próximo domingo), Jesus apareceu-lhes uma segunda vez (João 20:26). No fim de quarenta dias, também no domingo, a Bíblia afirma que Jesus subiu ao céu, enquanto observava os discípulos (Atos 1:9) e dez dias depois, no início da festa de Pentecostes, a Bíblia diz que o Espírito Santo impregnou os discípulos de Cristo, que instituiram a Igreja Cristã (Atos 2:1), conseqüentemente no primeiro dia da semana.

    ResponderEliminar