quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Catequese 3º ano






No sacramento da Confirmação recebemos os Espirito Santo que nos fortalece e firma a nossa fé.
Este sacramento faz parte dos Sacramentos de iniciação, são eles: Baptismo, Eucaristia e Confirmação
Sacramento é um ato ritual através dos quais recebemos a graça de Deus que nos ajuda a ser mais fortes na nossa fé e na amizade com Jesus.

A Andreia, a nossa convidada desta catequese, contou-nos como vive o seu dia a dia de confirmada na fé.
Ela disse-nos que a partir do seu Crisma passou a viver com uma nova responsabilidade a sua vida de cristã já que foi por vontade própria que quis receber este sacramento. Prepara catequeses com todo o cuidado, faz voluntariado, na família está mais atenta às necessidades de cada um procurando ajudar da melhor forma que sabe e na visita frequente que faz aos avós. Às vezes a Andreia tem dificuldades em ser uma verdadeira cristã mas quando sente dificuldades, a força que recebeu no dia da sua confirmação, O Espírito Santo, vem ao de cima e torna-a capaz.
Os apóstolos receberam de Jesus o Espírito Santo e estes, transmitiam-nO a quem sentia necessidade desta força renovada. 

Agora É o Sr. Bispo que O transmite tal como o fez o nosso Bispo Auxiliar do Porto, D. João lavrador á Andreia.

Ela contou-nos que o Sr. Bispo começou por perguntar aos crismandos se acreditavam em Deus Pai, em Jesus e no Espírito Santo. Depois, impôs-lhe as mãos e disse uma oração a pedir a Deus que enviasse O Espirito Santo que dá força e sabedoria para amar Jesus e depois, com o Santo Óleo, fez o sinal da cruz na cabeça dizendo-lhe: “Andreia, recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”.


A Palavra crisma quer dizer ungido, significa que a Andreia é uma ungida, uma cristã mais forte.
 Pelo Batismo passamos a ser de cristo e a sermos capazes de fazermos coisas boas pelos outros e a prova disso foi a recolha de alimentos que fizemos para a obra ABC mas quando os meninos forem crismados terão ainda mais força, coragem e sabedoria para espalhar o perfume de Jesus, quer dizer, sermos mais cristão.

Quem de nós não precisa desta força que anima e nos capacita para uma melhor vivência do amor de Jesus concretizada no amor ao próximo?


Beijinho e boa semana.







Sem comentários:

Enviar um comentário