quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Catequese 3º ano















Esta semana, a nossa catequese foi vivencial. O tema foi o Sacramento do Batismo recebido pelos nossos amigos Mafalda e Rodrigo.


Fomos celebrar e animar esta festa que será para eles e para nós inesquecível.
Assistimos a vários gestos próprios deste sacramento: a Unção com o Santo Óleo nas mãos e na cabeça, a bênção da água e o ritual Batismal, a veste branca, e a vela que, neste caso foi acesa pelos próprios Batizados.
O principal símbolo do Batismo é a água. A água limpa, purifica e é sinal de vida, sem água tudo morre. O que fez o Sr. padre com ela?



 Batizou-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Eles foram ungidos com Óleo Santo duas vezes, uma na cabeça e outra no peito, esta Unção fortalece e dá coragem para assumirmos a mesma missão de Jesus: anunciadores do amor de Deus Pai sendo amigos de todos.


A vela que os nossos amigos acenderam significa a luz da fé que, a partir deste momento não podemos deixar apagar.

A veste branca é como uma roupagem nova que assumimos, a de Jesus. Passamos a estar revestidos do Seu amor e comprometidos a viver ao seu jeito.





A Mafalda e o Rodrigo têm o privilégio de poder lembrar para sempre este momento porque já são crescidos, ao contrário de nós que fomos batizados quando eramos bebés. Mas mesmo não nos lembrando uma coisa é certa, este é um dia muito especial porque, a partir deste dia nascemos para uma vida nova, uma vida de filhos de Deus. Ficamos mais fortemente unidos a Jesus e a Deus Pai. É como se fosse um segundo nascimento. Recebemos uma força nova que nos vem de Deus Pai e nos ajuda a sermos mais fortes na vontade de sermos pessoas boas, filhos de Deus Pai.

 Por isso nós cantamos alegremente, no final “Sou de Cristo, sou feliz”.

Sem comentários:

Enviar um comentário