quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Catequese 3º ano






Hoje ficamos a conhecer o nome de todos os amigos que Jesus escolheu e convidou para que O seguissem. Pedro, Tiago e João, que já conhecemos na catequese anterior, e André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago (Alfeu), Tadeu, Simão e Judas. São estes os doze apóstolos, escolhidos por Jesus e, enviados a Proclamar o Reino de Deus e a Curar os Doentes.
Proclamar o Reino de Deus é falar às pessoas que Deus Pai é mesmo amigo delas: que o Seu reino é um Reino onde as pessoas são amigas e se ajudam umas às outras e por isso são mais felizes.
É convidar as pessoas que fazem coisas erradas – por exemplo, mentir, desprezar os outros, não quererem saber de Deus – a arrependerem-se do mal que fazem e deixarem de o fazer. Só assim podem ser felizes, fazendo felizes as outras pessoas.
Curar os doentes através de um cuidado e um de carinho especial por eles.
No tempo de Jesus, muitos desses doentes não tinham quem se interessasse por eles e até eram obrigados a viver longe das pessoas. Jesus e os seus discípulos curaram muitos desses doentes dos seus males. Esses, ficavam a ser mais amigos de Deus e de Jesus.
Às vezes, não conseguimos ter saúde no corpo. Mas, se amarmos a Deus e formos boas pessoas, temos saúde na alma e somos felizes. O Reino de Deus significa, nas nossas vidas, que somos bons, que somos capazes de amar muito as outras pessoas, de perdoar os seus erros, de as ajudar, de viver com paz. Quando vivemos assim, vivemos no Reino de Deus.
Agora já percebemos como é que os doze apóstolos se tornaram pescadores de homens. Eles pescavam as pessoas do mal em que viviam e de uma vida triste e infeliz para uma vida nova em que cada um se tornava amigo de Jesus e de Deus Pai e aprendia a ser bom. Quando somos mesmo amigos de Jesus de Deus e de Jesus, tornamo-nos bons e somos felizes. Por isso hoje, Jesus está aqui na catequese a chamar por cada um de nós e a dizer-nos: vamos pescar as pessoas para as ajudarmos a viver a vida dos amigos de Jesus?

O nosso compromisso para esta semana será:
– Primeiro, contar lá em casa, aos pais ou avós, o que aprenderam sobre Jesus e os Doze Apóstolos e rezar o Pai-Nosso juntos. Depois, até lhes podem dar um grande abraço, para lhes agradecer.
- Depois, vão ter com duas pessoas fora da catequese e de lá de casa fazer-lhes uma entrevista com uma pergunta “Para ti quem é Jesus? Vão registar numa folhinha as respostas, e no próximo sábado trazem-na sem falta.

Boa semana e até sábado!.....



P.S. Não se esqueçam de escrever as respostas nas folhinhas e levar na próxima catequese. É muito importante…..








Sem comentários:

Enviar um comentário