quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Catequese 3º e 4º ano






O tempo de Advento é como um “despertador espiritual” durante o qual somos alertados para o espaço que damos a Deus no meio de um ambiente onde já se respira a preparação comercial das festas natalícias.
É um tempo em que, nós cristãos, nos centramos na grande notícia de que o nosso Deus quis ser Deus connosco.




É esforço e esperança para dar espaço a Deus na nossa vida e para nos convertermos em “Anunciadores da esperança”.

Foi este o motivo do encontro com pais, dos meninos do 3º e 4º ano de catequese, neste sábado passado.

Depois de um momento de oração pessoal, a sós com Jesus, a disponibilidade interior para acolher a Palavra de Deus fez-se sentir e foi o ponto de partida para a reflexão sobre a centralidade da nossa vida, em especial neste tempo que se apróxima, e do que Deus espera de nós, enquanto homens e mulheres que o querem seguir.

“3Virão tempos em que o ensinamento salutar não será aceite, mas as pessoas acumularão mestres que lhes encham os ouvidos, de acordo com os próprios desejos. 4Desviarão os ouvidos da verdade e divagarão ao sabor de fábulas. 5Tu, porém, controla-te em tudo, suporta as adversidades, dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério”. (2ª Tim 4, 3-5)



Ás questões,
“Que relação se pode estabelecer entre esta passagem Bíblica e o tempo de Advento que vamos iniciar?” 
“Que ministério é este a que somos chamados a desempenhar?”, 
os pais, depois de reflexão em grupo, consideraram que de facto existe uma ligação entre esta passagem Bíblica e a nossa vida diária. Temos tendência para andarmos distraídos e valorizar coisas que não são importantes. Valorizamos o materialismo e esquecemos valores importantes, tais como, partilha, família, paz, amor.
Neste tempo de advento o desafio é abstrairmos-mos do que nos ilude e nos distrai e parar para ver o que realmente é importante, a família, um sorriso no momento certo, o bem estar do próximo, Jesus em nós….
O ministério a que somos chamados a desempenhar é a missão de divulgar a Palavra de Deus. É dizer aos outros, com gestos concretos, o que realmente importa, fazer a diferença, não ter vergonha de admitir os valores que nos orientam, “chamar á razão” para essencial do Natal: Deus connosco.

Depois desta partilha, num rompante de alegria e esperança, eis que os meninos entram cantando a mensagem conclusiva deste nosso encontro: “Temos de ser nós, a fazer ouvir a nossa voz, para anunciar que Jesus quer renascer em nós”.


Em jeito de oração, terminamos o encontro cantando, em família, o compromisso de sermos “Evangelizadores da Esperança”, temos de ser nós…





Sem comentários:

Enviar um comentário