terça-feira, 20 de março de 2018


Catequese 7/8º Ano


      No sábado passado, o tema da nossa catequese foi “Liberdade”. 

      Cada um foi dizendo o que pensava sobre a definição de liberdade e a alegria de ser livre. Foi curioso como, ao longo do desenrolar da catequese, a definição de liberdade foi tomando forma diferente! Percebemos que liberdade não é fazer e dizer o que nos apetece, não é não ter regras, não é não escutarmos os outros, não é vivermos como se o mundo girasse à nossa volta. 
     
      Percebemos que ser livre implica aceitar a responsabilidade das escolhas que fazemos, e viver em harmonia com Deus. Viver em harmonia com Deus significa fazermos escolhas sabendo que a nossa liberdade tem limites: O OUTRO. E o Outro é pessoa que devo respeitar amando. Só assim consigo ser melhor pessoa e por isso mais feliz, mais livre. Livre das amarras do egoísmo, do comodismo, da mentira, do orgulho, da arrogância, da intolerância…

      E Jesus é mestre nesta liberdade que tem por base o amor. Ele rejeitou leis que marginalizavam, que oprimiam, que feriam… A lei dele era o amor, amor sem limites, sem fronteiras, amor libertador. E nós bem sentimos o seu amor libertador quando nos sabemos perdoados no sacramento da reconciliação!

      Quando chegamos ao fim da catequese pudemos perceber que devemos usar a nossa liberdade para o verdadeiro bem; ser pessoa de consciência recta; ser responsável; ser pessoa para os outros, que é como quem diz, amar como Jesus amou. 
      
      Ninguém diz que é fácil, mas este é o desafio para quem quer ser verdadeiramente livre.

      Boa semana e até sábado😊


Sem comentários:

Enviar um comentário