quinta-feira, 29 de março de 2018


Catequese 9º Ano


Viver (N)o Amor




      O amor pode ter várias interpretações e o seu conceito foi mudando ao longo dos tempos. Por isso, há diversas ideias sobre o amor.

      Na catequese, vimos que amor e sexualidade estão ligados. Como o Papa João Paulo II disse “a sexualidade humana é de facto uma riqueza da pessoa toda – corpo, sentimento e alma – e manifesta o seu íntimo significado ao levar a pessoa ao dom de si no amor”. Por isso, a sexualidade deve ser orientada, elevada e integrada pelo amor, o único que a torna verdadeiramente humana. A sexualidade não é só algo de bom, mas também algo de santo se for vivida em amor verdadeiro e comprometido e não se reduzir a um jogo irresponsável e egoísta.

      Vimos ainda a relação do 6º e do 9º mandamentos com tema. E, assim, conseguimos entender a resposta que Jesus deu quando lhe perguntaram se o divórcio era lícito ou não. Jesus respondeu assim “Por causa da dureza do vosso coração, Moisés permitiu que repudiásseis as vossas mulheres; mas, ao princípio, não foi assim” (Mt 19,8). A dureza do nosso coração que é expressa no pecado.

      Durante esta semana vamos pensar com um maior carinho na oportunidade que Deus nos deu de puder amar e no seu amor por nós. Amor de entrega total, sem reservas e que vamos agora reviver na Páscoa.

      Boa semana!



Sem comentários:

Enviar um comentário