quinta-feira, 29 de março de 2018



O Lava Pés nas palavras do Papa Francisco




      O rito do Lava-Pés, na Quinta-Feira Santa, contém um duplo significado, à luz do Evangelho de João:

      – uma imitação do gesto realizado por Cristo ao lavar os pés dos Apóstolos no Cenáculo;

      – a expressão do doar-se a si mesmo, exemplificada com aquele ato.


     Esclarece-nos o Papa Francisco que, quando Jesus se baixou até aos pés dos discípulos e os lavou, Ele quis deixar claro que se fez servo e que, também nós, devemos ser servos uns dos outros:  “Também vós deveis lavar os pés uns dos outros”, afirma Ele, explicitamente, em Jo 13,12-14.

     O Lava Pés tem em si implícito 3 aspirações:

1.Servir


      Ser “servos” uns dos outros nada tem a ver com “servilismo” ou “escravidão”: trata-se do “mandamento novo”, do amor real ao próximo através do “serviço concreto”, e não apenas “de palavra”. 

      O amor é um “serviço humilde”, concretizado “no silêncio”: “Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita”, pede Ele, em Mt 6,3.

2.Perdoar

      O lava-pés representa o chamamento de Jesus a “confessarmos os nossos pecados e a rezarmos uns pelos outros, para sabermos perdoar de coração”.

      O Papa Francisco evocou neste sentido um texto de Santo Agostinho: “Não desdenhe o cristão fazer aquilo que Cristo fez. Porque quando o corpo se inclina até o pé do irmão, acende-se no coração o sentimento de humildade, ou, se já existisse, é alimentado (…). Perdoemos os nossos erros e rezemos uns pelo perdão dos pecados dos outros. Assim, de algum modo, lavaremos nossos pés mutuamente”.

3.Ajudar

      O Papa recordou as pessoas que vivem a vida inteira “no serviço dos outros” e, como exemplo, contou que recebeu uma carta de uma pessoa que lhe pediu para rezar por ela, para que ela esteja mais perto de Nosso Senhor. A vida dessa pessoa era cuidar da mãe e do irmão. A mãe está de cama, idosa, lúcida, mas sem poder se mexer. O irmão é deficiente e dependente de uma cadeira de rodas”. “Isto é amor!”.


Sem comentários:

Enviar um comentário