terça-feira, 12 de novembro de 2019

Catequese 4º ano



Os Apóstolos ensinam-nos a viver em Comunhão Fraterna
Os apóstolos, após receber o Espírito Santo, começaram a falar outras línguas e todos os entendiam. Anunciaram que Jesus tinha ressuscitado e que era o Messias. As pessoas que os ouviram acreditaram neles, e pediram para serem baptizados, passaram a ser também discípulos de Jesus, passando a ser cristãos.
Depois de se tornarem cristãos, passaram a fazer coisas, muito importantes, para se manterem no caminho de Jesus e continuarem a ser seus seguidores. Assim, eles nunca faltavam ao:

v Ensino dos Apóstolos
v Fracção do Pão
v Comunhão fraterna
v Oração




E nós, que também já recebemos o Espírito Santo, quando fomos baptizados, também fazemos a mesma coisa? Sim, também fazemos, pois também precisamos de as fazer para continuarmos a ser cristãos.
Nos nossos dias, o “ensino dos apóstolos” chega-nos através da catequese, da Palavra escutada na Missa … e hoje, é S. João que nos vai ensinar algo muito importante sobre Jesus e sobre a mensagem que Ele nos quis deixar.

Estavam a decorrer os preparativos da Páscoa, e Jesus preparava-se para cear com os seus discípulos, na quinta-feira. Contudo, antes de começarem a comer, Jesus despiu o manto, colocou uma toalha à cintura e começou a lavar-lhes os pés, não sem que antes Pedro lhe tivesse dito que não podia aceitar que Jesus lhe lavasse os pés. Então, Jesus respondeu-lhe que ainda não era tempo para compreender o seu gesto, mas que se não aceitasse que Jesus lhe lavasse os pés, não teria nada haver com Ele. No final, depois de ter lavado os pés a todos, Jesus disse-lhe:
«Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também.» (Jo 13, 13-15)

“ …como Eu fiz fazei vós também.”
Será que Jesus estava a falar de andarmos mesmo a lavar os pés uns aos outros? Ou será que queria dizer algo diferente, mais profundo? Jesus disse estas palavras e lavou os pés aos discípulos, no decorrer da última ceia, antes de dar a sua vida na cruz. O gesto de lavar os pés é sinal do amor que Ele iria manifestar na cruz.
Quando terão, os apóstolos, entendido o gesto e as palavras de Jesus? Após Jesus ter ressuscitado. Então é que eles entenderam o amor de Jesus e como os amou até ao fim. Esta foi a mensagem de Jesus:
Amai. Sem medida. Fazei mesmo pequenos serviços, que parecem sem importância, uns pelos outros. Tudo por amor. É isto a comunhão fraterna.
Fomos então convidados:
- a pensar nos gestos e nas coisas que fazem as pessoas que nos amam: os pais, as pessoas que nos ajudam, os professores. É muito mais do que lavar os pés. Tudo de bom que fazem é um sinal do seu amor;
- a pensar em algum pequeno serviço que pudéssemos fazer com amor, por outra pessoa. Pode ser a uma daquelas pessoas que normalmente mais nos ajudam como os nossos pais ou professores. Ou pode ser a alguém que precise de nós. Como um irmão mais pequeno ou um colega. Ou fazer companhia a um avô já velhinho.
Durante esta semana vamos fazer esse pequeno gesto por amor à pessoa em quem pensamos.
Para amarmos como Jesus, precisamos de estar sempre ligados a Ele. Uma forma de o fazer é através da oração:
“Jesus, queremos ter-te sempre presente na nossa vida. Agradecer o teu amor por cada um de nós. Queremos também, pedir-te que nos ajudes a espalhar esse amor pelos outros, amando-os como tu amas. Assim, estarás sempre connosco.”

Para não nos esquecermos aquele gesto de amor, que pensamos fazer para com aquela pessoa que pensamos, levamos para casa um pequeno trabalho: fazer um desenho, com o gesto de Jesus a lavar os pés, para oferecermos a um colega como sinal de amor.
E, guardamos na memória e no coração:
 “Jesus, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. E diz-nos:
«Como Eu fiz, fazei vós também».”

Boa semana com Jesus e até sábado 😐



Sem comentários:

Enviar um comentário