domingo, 17 de novembro de 2019









Lucas 21,5-19: Indicações para tempos difíceis

As profundas mudanças socioculturais que estão a acontecer nos nossos dias e a crise religiosa que sacode as raízes do cristianismo no ocidente, devem instigar-nos mais do que nunca a buscar em Jesus a luz e a força de que necessitamos para ler e viver estes tempos de maneira lúcida e responsável.

Chamamento ao realismo – Em nenhum momento Jesus augura aos seus seguidores um caminho fácil de êxito e glória. Pelo contrário, dá-lhes a entender que o caminho histórico que eles vão percorrer estará cheio de dificuldades e de lutas. É contrário ao espírito de Jesus cultivar o triunfalismo ou alimentar a nostalgia das grandezas. Este caminho, que a nós nos parece extremamente duro, é o que melhor combina com uma Igreja que quer ser fiel ao seu Senhor.

Não à ingenuidade – Em momentos de crise, desconcerto e confusão não é estranho que se escutem mensagens e revelações propondo caminhos novos de salvação. Diante disto, Jesus deixa alguns conselhos… Em primeiro lugar, «tende cuidado em não vos deixardes enganar»: não cair na ingenuidade de dar crédito a mensagens alheias ao evangelho, nem fora nem dentro da Igreja. Por isso, «não os sigais»: não ir atrás daqueles que nos separam de Jesus, único fundamento e origem da nossa fé.

Centrar-se no essencial – Cada geração cristã tem os seus próprios problemas, dificuldades e inquietações. Não podemos perder a calma, mas temos de assumir a nossa própria responsabilidade. Não nos será pedido nada que esteja acima das nossas forças. Contamos com a ajuda do próprio Jesus: «Eu próprio vos darei palavras e sabedoria a que não poderão resistir os vossos adversários». Inclusive em ambientes hostis de rejeição ou de inimizade, poderemos praticar o evangelho e viver com sensatez cristã.

A hora do testemunho – Os tempos difíceis não deverão ser tempos para os lamentos, a nostalgia ou o desalento. Também não serão altura para a resignação, a passividade ou a demissão. A ideia de Jesus é outra: nesses tempos difíceis «tereis a oportunidade de dar testemunho». É precisamente nessas circunstâncias que temos de reavivar em nós a decisão de sermos testemunhas, humildes mas convincentes, de Jesus, da sua mensagem e do seu projeto.

Paciência – É esta a exortação de Jesus para os momentos duros: «Pela vossa perseverança, salvar-vos-eis». O termo original que aparece no texto do evangelho pode ser traduzido indistintamente como «paciência» ou «perseverança». Entre os cristãos, fala-se pouco de paciência; mas, no atual contexto em que vivemos, necessitamos dela mais do que nunca. É o momento de cultivar um estilo de vida cristã, paciente e tenaz, que nos ajude a responder a novas situações e desafios sem perder a paz e a lucidez.


José Antonio Pagola





Sem comentários:

Enviar um comentário