terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Catequese 4ºAno


“Eu Sou Aquele que Sou”



A primeira parte do Antigo Testamento, à qual chamamos Pentateuco, é constituída por cinco livros: GenesisÊxodoLevíticoNúmeros e Deuteronómio. Eles falam dos tempos mais antigos da história do povo de Deus. Testamento significa aliança, e aliança significa uma relação de amor e compromisso, neste caso, de Deus com o povo de Israel.
Assim, podemos compreender as origens deste povo, a sua imigração para o Egipto à procura de trabalho e alimento, e a opressão e sofrimento que passaram devido aos trabalhos duros a que foram submetidos, vivendo escravizados pelos egípcios.
Até que Deus se revela a Moisés, e há um ponto de viragem nesta história, como podemos perceber através do livro do Êxodo. Um dia, Moisés andava a pastar o gado, quando vê uma sarça que arde sem se consumir. Então, aproxima-se e escuta a voz de Deus: 
“Eu sou o Deus de teus pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob. (…) Eu vi a situação miserável do meu povo no Egipto; escutei o seu clamor provocado pelos opressores. Conheço, pois, as suas angústias. Desci para o libertar das mãos dos egípcios e o levar deste país para uma terra boa e espaçosa, onde corre leite e mel(…). Agora põe-te a caminho, que eu vou enviar-te ao faraó, para que tires do Egipto o meu povo, os filhos de Israel. 
Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para ir à presença do faraó e tirar do Egipto os filhos de Israel?
Deus respondeu-lhe: Eu estarei contigo (…).
Moisés disse a Deus: Vou procurar os filhos de Israel e dizer-lhes: ‘O Deus de nossos pais enviou-me a vós’. Mas se me perguntarem qual é o seu nome, que hei-de responder-lhes?
Deus disse a Moisés: Eu sou Aquele que sou.”
Ex 3, 1-14

Em hebraico, a língua da Bíblia, “Eu sou Aquele que sou” é a tradução do nome de Deus, Javé, e também significa “Eu sou aquele que estou”. Assim, Deus revela pela primeira vez o seu nome a Moisés, e promete-lhe que acontecesse o que acontecesse, estaria sempre com ele e com o povo de Israel, e nunca os abandonaria. Foi muito difícil libertar o povo de Israel do Egipto, mas esta promessa, esta grande demonstração do amor de Deus, deu-lhes coragem e confiança para saírem do Egipto rumo à tal terra prometida. Deus mantém-se fiel ao seu nome e nunca abandona o seu povo. Ele está sempre connosco.

Senhor, nós te agradecemos porque estás sempre connosco.
Aumenta em nós a fé para saber deixar ecoar nos nossos corações esse “Eu estarei contigo”.

Boa semana com Jesus, e até Sábado! 
Catequese do 4ºano

Sem comentários:

Enviar um comentário