“Fala Senhor: Teu servo escuta”
Guiado por Moisés, o Povo Hebreu saiu do Egipto, em direcção à Terra Prometida, uma terra fértil onde o povo poderia ser feliz. Na Bíblia, encontramos a história deste povo nos Livros Históricos. O primeiro da lista é o Livro de Josué, porque foi Josué que sucedeu a Moisés, e entrou com o povo na Palestina Depois, seguem-se muitos outros livros.
Nesta catequese, fixamo-nos no Primeiro Livro de Samuel, para lermos uma história muito bonita sobre Samuel.
Samuel vivia num templo com o Sacerdote principal Eli, onde estava guardada a Arca da Aliança. Esta arca era muito importante porque continha as orientações que Deus tinha dado a Moisés e ao seu povo, os Mandamentos da Lei de Deus, para estes se manterem unidos a Deus e assim viverem em harmonia e paz, respeitando a Aliança que Deus fez com o Seu povo.. Por serem tão importantes, Moisés escreveu todos e, para nunca mais se perderem, mandou fazer uma arca para os guardar. Chamava-se, a essa arca, “Arca da Aliança”.
Desde muito novo, Samuel, passou a viver no templo ao serviço de Eli. Um dia Alguém muito especial chamou por ele:
“… Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui.» Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.» Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. Pela terceira vez, o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o Senhor quem chamava o menino e disse a Samuel: «Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» - 1 Sam 3, 1-10
O que se passou com Samuel foi durante a noite, quando ele estava a dormir. Tal não foi por acaso, mas por ter um outro significado. A noite, pode significar a escuridão, as trevas. Na escuridão não vemos para onde ir. Era o que, então, estava a acontecer com o povo: com o passar do tempo, foi-se distanciando de Deus, como se estívessem a viver na escuridão.
Então, Deus chamou por Samuel, porque precisava dele para uma missão muito importante. Samuel não percebeu logo quem o chamava e para que o chamava. Mas estava atento, desperto, com muita vontade de perceber aquele chamamento. Quando percebeu que era Deus prontamente respondeu:
“Fala Senhor, que o Teu servo escuta”
À semelhança de Samuel, todos nós somos chamados por Deus a sermos pessoas melhores, para sermos felizes. Quanto mais atentos estivermos e concretizarmos o que Deus quer para nós, mais felizes seremos.
Podemos fazê-lo de muitas formas, mas essencialmente devemos amar a Deus acima de tudo e aos outros como a nós mesmos.
Apesar de serem pequenos, e não saberem ainda o que quereis para o vosso futuro, Deus conta convosco, e espera que estejais atentos ao chamamento que vos vai fazendo. Podeis ser chamamentos através dos vossos pais, podeis ser chamados através do vosso catequista, dos vossos amigos, podeis ser chamados através do vosso pároco ou de alguém com um convite para ser acólito, ou para integrar o coro… À semelhança de Samuel, devemos estar atentos e disponíveis para responder afirmativamente a Deus:
“Aqui estou”
“Senhor,
Por todas as vezes em que não respondemos como Samuel quando algo importante nos é pedido, perdão senhor perdão”.
Boa semana com Jesus, e até Sábado!
Catequese do 4ºano
Sem comentários:
Enviar um comentário