sábado, 28 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


DEUS CHAMA-NOS A FAZER PARTE DO SEU POVO


A história de Abel e Caim mostrou-nos que o mal existe porque os homens não escutam as propostas de Deus e escolhem fazer coisas que magoam e tornam infelizes os outros, e a si próprios. Seria bem melhor se não tivéssemos dificuldade em fazer o que Deus nos diz, por isso, pedimos-lhe perdão e força para mudar os nossos corações.

 

 

Será que vamos ultrapassar as dificuldades para responder com um “sim” a Deus?

 Uma coisa é certa: sozinhos, é muito mais difícil do que se fizermos parte de um grupo, de uma comunidade. Cada um de nós é diferente, cheio de talentos e riquezas para partilhar. Também temos as nossas fragilidades mas, com a ajuda de todos, ficamos mais fortes e juntos somos melhores!

 Há muitos séculos, a humanidade começou uma caminhada especial… Uma caminhada que, seguindo o projeto de Deus, devia conduzir-nos ao encontro da vida e da felicidade sem fim. Deus tem estado sempre presente nessa caminhada, mostrando-nos os caminhos a percorrer, dizendo-nos como é que nós podemos encontrar essa Vida e essa felicidade que procuramos. Deus queria, no entanto, que essa caminhada não fosse feita por cada pessoa, isoladamente, porque o isolamento torna muito mais difícil e cansativo o caminho.

 


Quando partilhamos com outras pessoas as dificuldades da caminhada, tudo se torna mais fácil e mais bonito… Também quando estamos sozinhos muito tempo, acabamos por ficar tristes… sentimos a falta das outras pessoas! Quando estamos em grupo ajudamo-nos uns aos outros; em grupo, e temos mais coragem e mais força para enfrentar e vencer as dificuldades que o caminho apresenta…




Por isso Deus, que queria propor um caminho de felicidade, convidou um grupo de pessoas, um Povo, a fazer com Ele essa caminhada. Foi o Povo de Israel…

 

 

Com o passar dos tempos, este Povo passou a ser uma imensa multidão de homens e mulheres de todas as raças e culturas, que seguem os caminhos que Deus aponta. Nós, hoje, fazemos parte desse Povo.

 Um dia, Jesus contou uma parábola/história para mostrar que todos têm lugar neste Povo – o Povo de Deus. Para isto, usou a imagem de um banquete, uma festa….

 

 Lc 14, 16-23


«Certo homem ia dar um grande banquete e fez muitos convites.

 À hora do banquete, mandou o seu servo dizer aos convidados: ‘Vinde, já está tudo pronto.’

 Mas todos, unanimemente, começaram a esquivar-se. O primeiro disse: ‘Comprei um terreno e preciso de ir vê-lo; peço-te que me dispenses.’

 Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e tenho de ir experimentá-las; peço-te que me dispenses.’

 E outro disse: ‘Casei-me e, por isso, não posso ir.’ O servo regressou e comunicou isto ao seu senhor. Então, o dono da casa, irritado, disse ao servo: 

‘Sai imediatamente às praças e às ruas da cidade e traz para aqui os pobres, os estropiados, os cegos e os coxos.’ O servo voltou e disse-lhe: ‘Senhor, está feito o que determinaste, e ainda há lugar.’ E o senhor disse ao servo: ‘Sai pelos caminhos e azinhagas e obriga-os a entrar, para que a minha casa fique cheia.’

 


Com esta história, Jesus diz-nos que todos somos convidados a fazer parte do povo de Deus. Neste “Povo de Deus” que caminha pelo mundo há pessoas muito diferentes… Mas todos fazemos parte de uma mesma comunidade.



Nesta comunidade do “Povo de Deus” todos se ajudam uns aos outros, na caminhada; falam uns com os outros e partilham as suas experiências e as suas descobertas; ajudam-se mutuamente a perceber aquilo que vão encontrando no caminho; dão a mão uns aos outros quando alguém está cansado e desanimado e já não consegue andar sozinho; reúnem-se para louvar a Deus, para escutar as palavras de Deus e para receber de Deus o pão que alimenta na caminhada.


Pertencer a este “Povo de Deus”, a esta comunidade de irmãos e de irmãs que caminha pelo mundo e pela vida seguindo as orientações de Deus, é uma experiência muito bonita. É como fazer parte de uma família de muitos irmãos e irmãs, espalhados pelo mundo inteiro, mas que se amam, se ajudam e se preocupam uns com os outros. Todos podem fazer parte deste Povo.

 Será que fazemos parte deste Povo? Sim, por isso vimos à catequese, para podermos fazer parte do Povo de Deus, de um modo mais perfeito e ativo!

 



Compromisso: Durante esta semana vamos na nossa “Barra Cronológica” preencher mais uma etapa no nosso caminho. No espaço da catequese de hoje está desenhada a comunidade do Povo de Deus, mas há um espaço em branco, pois falta uma pessoa no desenho. Quem será essa pessoa? Quereis ser vós? E podeis desenhar também todos os elementos do nosso grupo! Pois nós somos, aqui, um bocadinho do Povo de Deus…

 

Aguardamos ansiosos os vossos desenhos …😊

 

 

 

Para guardar na memória e no coração

 

Deus chama-nos a fazer parte do Povo de Deus. Pertencer ao Povo de Deus é viver a alegria de caminhar em comunidade ao encontro da Vida plena que Deus nos oferece.

 

 

Ouvi a minha voz e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu Povo;

Segui sempre o caminho que vos indico, a fim de que sejais felizes”

(Jr 7,23).

 

 

 

Boa semana, com Jesus…😊




sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


Na passada semana, Jesus serviu-se da Andreia para nos lançar um desafio:

 

 Será possível construirmos um mundo diferente, tal como Deus sonha para nós? Como?

 

 Em resposta a este desafio, deixamos as mensagens de alguns catequizandos, para reflectirmos…








 Enquanto houver crianças e famílias que vivam o Amor de Jesus, é possível acreditar num mundo diferente, tal como Deus sonhou …

 

Boa semana, com Jesus no coração… 😊


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Catequese 6º ano

 



Agora vamos fazer uma “Viagem no Tempo”

Como vivia o povo de que Jesus fazia parte? Que trabalhos é que as pessoas faziam?





Era um povo pobre que trabalhava muito para conseguir sobreviver.

- Cultivava os campos, haviam muitos campos verdes e água em abundância no Norte

- Pastava os animais, em terras mais secas e desertas a Sul

- Pescava

Já perceberam porque é que a linguagem de Jesus era sempre tão simples e  através de parábolas. Ele queria que todos o percebessem e então falava de forma a que as pessoas compreendessem o que Ele dizia.




quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Catequese 6º ano

 


“A Terra de Jesus”






A terra de Jesus tem quatro grandes regiões naturais: a Galileia (onde estão algumas aldeias e cidades que se fala no novo testamento), a Samaria, a Judeia (onde se localizam os lugares mais importantes ligados à vida de Jesus, Belém - onde Jesus nasceu e Jerusalém - onde - Jesus passou os seus últimos dias, onde foi preso, morto na cruz e ressuscitou) e o Neguev. Jesus percorreu as três primeiras apresentando a sua mensagem sobre o Reino de Deus.






catequese adolescência

 




Sim, é de facto um momento emocionante este, tudo se está a compor rumo ás JMJ 2023 e nós, já estamos a caminho no sentido de nos prepararmos para este evento tão importante para os Jovens de todo o mundo.

Neste momento estamos envolvidos na realização da nossa Missão: Visita ao centro Social de Rio Tinto. Tudo está em aberto, cada um de nós, de acordo com as nossas capacidades, estamos a fazer a nossa parte para depois fazermos uma montagem digital que será o produto final.

O tempo não é muito pois, os afazeres escolares tomam muito do tempo dos nossos jovens, mas com a força de vontade e a ação do Espírito Santo já começaram a surgir miminhos diversos que certamente os nossos menos jovens irão apreciar.

Está a decorrer esta missão, estamos em plena missão! Termos esta consciência é o objetivo desta 6ª JMJ de Manila que, neste momento e na prática, os nossos adolescentes estão a “sentir na pele”.

 

Boa semana👍



terça-feira, 24 de novembro de 2020

Catequese 6º ano

 



Muitas vezes as pessoas, para além do nome, usam um título, por exemplo que defina o trabalho – ou a tarefa – que elas fazem ou aquilo que elas são. (exemplo professor, engenheiro, doutor)


Alguns dos títulos de Jesus Cristo são:

Mt 1,21

Jesus

Mt 16,16

“O Filho de Deus” e Messias

Mt 8,20

“o Filho do Homem”

Mt 26, 63-64

“O Senhor”

 

Então, recapitulando, o que é que diz o nome e os títulos de Jesus?

Jesus diz que Ele veio trazer ao mundo a salvação de Deus, veio ensinar-nos a fugir da maldade


Messias Ele é enviado de Deus para libertar o seu Povo e para construir um mundo novo.


o Filho de Deus” Ele é o Deus que veio ao nosso encontro para nos dizer as palavras e para nos mostrar o amor de Deus, o seu Pai.


O Filho do Homem“ Ele é um ser humano como nós, mas também é Deus poderoso.


O Senhor” Ele é o Deus que governa o mundo e que tem poder sobre todos os seres criados.


Pelos Seus títulos, já deu para percebemos algumas coisas sobre Jesus e sobre a missão que veio desempenhar no mundo.

 

Finalizámos com uma oração a propósito desta catequese:


Ó Jesus,

Tu que és o Messias, o Filho de Deus,

Ajuda-nos a evitar os actos maus que magoam,

Que destroem, que trazem sofrimento e infelicidade.

Tu que te apresentavas como Filho do Homem”,

Ensina-nos a construir um mundo mais bonito, mais verdadeiro, mais humano.

 

 

 


segunda-feira, 23 de novembro de 2020



 

Se escolhemos roubar, tornamo-nos ladrões; se escolhemos pensar em nós mesmos, tornamo-nos egoístas; se escolhemos odiar, tornamo-nos furiosos; se escolhemos passar horas no telemóvel, tornamo-nos dependentes. Mas, se escolhermos Deus, vamo-nos tornando dia a dia mais amáveis; e, se optarmos por amar, tornamo-nos felizes. 




(Papa Francisco, homilia na solenidade de Cristo Rei)



domingo, 22 de novembro de 2020

 


É com alegria que assistimos hoje, nas redes sociais, á ordenação de 5 jovens da nossa Diocese do Porto, mais concretamente na Igreja dos Grilos.



Esta celebração em dia de Cristo Rei é motivo de redobrada alegria, como dizia o nosso Bispo D. Manuel Linda, pois estes jovens entraram no ministério ordenado na ordem do grau de diaconado




Para nós, a alegria vem em triplicado pois, um dos Jovens, o Luís Delindro é filho da nossa comunidade da Ponte da Paróquia de Rio Tinto. Aqui ele nasceu, cresceu, fez amigos, andou na catequese, acolitou e fez catequese vivendo a sua fé em comunidade acompanhado sempre pela sua família.

Estamos felizes por ele e pela comunidade que o viu crescer. Que o Senhor o abençoe a ele e aos restantes jovens.

 


quarta-feira, 18 de novembro de 2020

 



Com Jesus pela Manhã


Neste dia em que recordamos a Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo, agradeço ao Senhor o facto de poder contar com o exemplo destas duas colunas da Igreja. “Pois eu vos digo que àquele que tiver, se lhe dará; mas àquele que não tem, ainda mesmo o que tem lhe será tirado” (Mt 19, 26). Que estas palavras do Senhor me tornem disponível para reconhecer tudo quanto Ele me dá e que disso saiba tirar o máximo proveito, sem cair em falsos desânimos. Ofereço, com Maria, as obras deste dia pela intenção do Papa Francisco neste mês, para que a tecnologia seja instrumento de humanização. Avé-Maria…









terça-feira, 17 de novembro de 2020

Catequese Adolescência

 


Consciente de nos sabermos discípulos enviados a continuar a missão de Jesus; “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio a vós”, não podemos ficar parados.

Olhando á nossa volta, na escola, na família, na catequese, na nossa comunidade… em tempo de pandemia em que muita gente passa por dificuldades… de quem Jesus se aproximaria para lhe levar uma presença fraterna? De que maneira?



Este foi o exercício que fizemos para dar o passo seguinte de nos pormos a caminho. O Espírito Santo foi generoso connosco porque muitas sugestões bonitas foram surgindo das cabecitas dos nossos Jovens!


Como discípulos não podemos ficar indiferentes á vontade de Jesus e sentimo-nos de facto enviados numa missão   que, de acordo com todos, a visita ao lar da nossa comunidade nestes tempos de maior distanciamento físico, faz sentido pois podemo-nos tornar próximos, levar um pouco de alegria, esperança e até alguma animação.



Sabemos que fisicamente não é possível, mas ideias não faltaram para levar esta missão adiante. Vamos oferecer miminhos, de acordo com os dons de cada um, aos idosos da nossa comunidade, ainda que seja por via digital, é possível!

Durante a semana vamos trabalhar em grupo, em comunhão uns com os outros e com Jesus para que o mesmo Espírito que iluminou os discípulos enviados dois a dois  nos ilumine a nós, enviados hoje, em grupo “dos doze”, a preparar a forma como nos vamos fazer presentes junto daqueles que, por força das circunstâncias, estão mais isolados da comunidade.

Invocar a força do Espírito Santo, fizemo-lo no início deste envio, mas, durante a semana, vamos continuar a invocá-lo…




 


segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 


Com Jesus pela Manhã

 

Agradeço ao Senhor pelos dons que me concede a cada dia com o facto de viver e ser quem sou e com quem sou. “Servo bom e fiel, já que foste fiel em poucas coisas, dar-te-ei a intendência de muitas; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25, 21). Peço ao Pai que me torne capaz, mediante o Espírito de Jesus, de ser agradecido e reconhecer o tanto que tenho, não me detendo no que não tenho ou sou. Seja eu capaz de me empenhar e pôr a render os talentos e capacidades que de Deus recebi, na certeza de que Ele me olha e considera insubstituível na construção do seu reino. Em união com as intenções do Papa para este mês, ofereço o meu dia por intercessão de Maria. Avé-Maria…

 

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


DEUS NÃO CRIOU O MAL

 

Na catequese anterior, aprendemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Entre todos os seres vivos que Deus criou, os seres humanos têm capacidades que os distinguem e os tornam especiais, tais como: a inteligência, a capacidade de comunicar, a capacidade de trabalho e de compromisso, a capacidade de amar...

 


É por tudo isto que Deus tem um projecto para nós! Ele convida cada um de nós a colaborar na contínua re-criação do mundo, fazendo com que o projeto de Deus se concretize.

 

 

No entanto, já se deram conta de que nem tudo o que os seres humanos fazem está de acordo com o projeto de Deus?....

 

 

Todos os dias nos chegam notícias – através de conversas com os nossos pais, amigos, professores; através dos telejornais ou da internet – de acontecimentos em que as pessoas tratam mal outras pessoas. Desde injustiças, discriminação, violência, roubo, guerra, entre tantos exemplos maus que conhecemos, em que as pessoas não se respeitam entre si.

 

E nós?... No nosso dia-a-dia, se pensarmos bem, vemos que por vezes também não respeitamos os outros, temos gestos e atitudes que deixam os nossos pais, os irmãos, os amigos ou amigas, os professores, tristes e desiludidos connosco. Mas, o que é certo, é que às vezes temos dificuldade em reconhecer o mal que praticamos, não temos?

Este mal que vemos acontecer – e que às vezes, nós próprios criamos, rouba-nos a paz, e torna este mundo mais feio e mais triste.

 

 

Convido-vos agora a descobrir 2 histórias na Bíblia que nos falam sobre este tema:


1. Em Gen 3, 1-19.23, através da história de Adão e Eva, vemos que Deus preocupou-se, desde o início, em mostrar ao homem a diferença entre o Bem e o Mal; o que o ajudava a ser feliz e o que lhe trazia infelicidade. É isso que significa dizer que Deus pediu aos seres humanos que não comessem de todas as árvores do jardim, mas que fizessem boas escolhas.

E as pessoas fizeram isto que Deus lhes pedia?

Nem sempre! Foi o que aconteceu com Adão, que optou por dar ouvidos a outra proposta diferente da de Deus, que nesta história é simbolizada pela serpente que fala. Adão escolheu ir pelo caminho aparentemente mais fácil para atingir a sua própria felicidade, e isso só lhe trouxe coisas más.

 



2. Em Gen 4,1-16, conhecemos a história de Abel e Caim. Abel é um homem bom, que procura escutar Deus e de quem Deus gosta muito. Por outro lado, Caim representa um homem invejoso e egoísta. Quando Abel ofereceu os frutos da terra, Caim foi logo oferecer o rebanho! Mas Deus percebe a sua má intenção e chama-o à atenção:“Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; se procederes mal, o pecado deitar-se-á à tua porta e andará a espreitar-te. Cuidado, pois ele tem muita inclinação para ti, mas deves dominá-lo”.

Contudo, Caim é o exemplo de um homem que não escuta as indicações de Deus, que faz o que lhe interessa ou o que lhe apetece. E continua a sua vida, cada vez mais zangado e invejoso do irmão, até que um dia, cheio de irritação e violência, descontrolado, fere o irmão, causa-lhe a morte. Nesta história, também percebemos que não foi só o homem bom – Abel – que sofreu, pois não? O egoísmo, o orgulho, os gestos maus de Caim também lhe trouxeram a ele próprio, desespero e tristeza. Quase sempre, o mal que provocámos também nos faz sofrer a nós.

 

 

Será possível construirmos um mundo diferente,

 tal como Deus sonha para nós?

 

Se olharmos à nossa volta, vemos que muitas das coisas que fazem sofrer tantas pessoas, são o resultado do egoísmo, do orgulho, da vaidade, de pessoas que acham que sabem tudo e que não precisam de dar ouvidos a mais ninguém, nem sequer a Deus!

Contudo, se as palavras de Deus fossem escutadas e acolhidas por toda a gente, este mundo seria um lugar mais bonito e mais feliz, não é verdade?



 

Convido-vos, por fim, a pensar um pouco na forma como cada um de nós se tem comportado ultimamente, em casa, na escola, no trabalho… Talvez tenhamos feito muitas coisas boas e belas; mas, se calhar, também fizemos algumas coisas ou dissemos algumas palavras que magoaram alguém. Se isso aconteceu, antes de mais, temos de aprender a reconhecer as nossas falhas. Em segundo lugar, precisamos de pedir perdão pelas nossas atitudes erradas. Quando somos perdoados, sentimos uma grande paz, alegria, e uma grande vontade de fazermos bem as coisas, de sermos melhores. E Deus, que é um Pai cheio de amor, lá estará ao nosso lado, sempre disposto a perdoar-nos e a abraçar-nos.

 

Durante esta semana, vamos pedir a Deus que mude o nosso coração, para termos sempre a força e a generosidade de escolher o bem e de fazer o bem. São as propostas de Deus que nos indicam caminhos de Vida e de felicidade!



“Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito.

Não me afastes da tua presença,

nem me prives do teu santo espírito!

Dá-me de novo a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito generoso”.

- Sl 51,12-14

 

 Boa Semana e até Sábado😀

 

 

 


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Catequese Adolescência


 



Terminamos o encontro anterior concluindo que todos somos missionários pois Jesus nos torna participantes da Sua missão e envia-nos a dar-lhe continuidade.



Pois bem, esta semana, a Partir de Lc 10, 1-9, aprofundamos que o envio missionário é destinado a todos os lugares e  pessoas da terra, é um envio universal.





Jesus enviou os discípulos dois a dois, á sua frente. Dois ajudam-se, a missão é comunitária. Não lhes disse que a Missão seria fácil, mas disse-lhes que não estariam sós. Deveriam não perder tempo com “coisinhas” mas focar-se na missão de levar a paz, acolher e anunciar o reino de Deus, não como um espaço físico mas como um novo modo de viver e conviver ao jeito de Jesus.

Hoje somos nós os discípulos de Jesus, pelo batismo tornamo-nos participantes da Sua Missão, que é diária. Por vezes andamos distraídos, demasiado ocupados ou até indiferentes.

 Hoje Jesus, na Sua Palavra, disse-nos que conta connosco e nós queremos estar disponíveis para lhe responder “Eis-me aqui, eu irei, Senhor”.





terça-feira, 10 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


Homem e Mulher os criou”


A semana passada reflectimos sobre o universo maravilhoso que Deus criou para nós. Esta semana, reflectimos sobre a criação do Ser Humano.

Os seres humanos têm características que os distinguem, que os tornam especiais, no meio de todos os outros seres criados por Deus. E, o que os torna especiais são as suas capacidades:

Inteligência/ Comunicação/ Organização/ Trabalho/ Compromisso

 

Estas capacidades fazem com que a espécie humana tenha um papel único na construção do mundo… Nós, os seres humanos, somos, por isso, um caso à parte no projecto de Deus.

Por que somos assim tão especiais? Porque somos a mais importante obra de Deus!

Será que isso não nos exige alguma coisa em troca? Qual será o nosso papel? Qual será a nossa missão na vida? Encontramos resposta na Bíblia, no Livro dos Génesis:

 


“Gn 2, 7”

 

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo”

 


Após ter ciado o Homem, Deus levou à sua presença todos os animais, para que eles fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse. No final, o homem ficou triste, porque não encontrou mais ninguém da sua espécie.


“Gn 2, 21-24”

 

“Então, o Senhor Deus fez cair sobre o homem um sono profundo; e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das suas costelas, cujo lugar preencheu de carne.

Da costela que retirara do homem, o Senhor Deus fez a mulher e conduziu-a até ao homem.

Então, o homem exclamou: «Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, visto ter sido tirada do homem!»

Depois de Deus ter criado a mulher, entregou-lhes um mundo lindo, tão lindo como um jardim.


Em Gn 1, 26-30, encontramos também:


“Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes:

«Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.»”

 

Deus fez o ser humano à sua imagem e semelhança, para dominar, governar, toda a natureza.

 

“Insuflou nas narinas do homem um sopro de vida”. Significa que os seres humanos são cheios da respiração/vida do próprio Deus. Têm em si algo de Deus.

 

Nós, seres humanos, fomos feitos “à imagem e semelhança de Deus”. Somos parecidos com Deus e quem olha para nós é como se estivesse a olhar para Deus.

Homem e mulher são feitos “da mesma carne”… são iguais e, por isso, têm de se respeitar um ao outro. Nenhum dos dois consegue viver sem ter o outro (o homem não vive sem a mulher e a mulher não vive sem o homem).

Depois, “Deus entregou toda a criação nas mãos do homem e da mulher, tornando-os responsáveis pela criação”.


A Missão dos seres humanos é “guardar” esse “jardim” que Deus criou, o Mundo, é cuidar dele e cuidar de todos os seres vivos que o enchem. Compete-nos velar para que esta “casa” que Deus deu aos seres humanos, aos animais e às plantas seja preservada e cuidada para que todos possam continuar a viver felizes na terra, de acordo com o plano de Deus; compete-nos conservar bem bonita, bem cuidada, bem limpa e bem tratada essa “prenda” que Deus deu a todos os seres criados – o universo inteiro.


Reconhecendo a Sua bondade, agradecemos:


“Senhor Deus, eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Amén!"


No final desta catequese ficou guardado no nosso coração:


«Sermos “imagem de Deus” quer dizer que cada um é único e precioso.

 

Termos sido criados à imagem de Deus diz-nos que nossa verdadeira realização e alegria está em conhecer, amar e servir uns aos outros, como Deus o faz.»

 


Boa semana e até sábado 😊



segunda-feira, 9 de novembro de 2020




INTENÇÕES DO PAPA PARA OS DESAFIOS

DA HUMANIDADE E DA MISSÃO DA IGREJA