terça-feira, 10 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


Homem e Mulher os criou”


A semana passada reflectimos sobre o universo maravilhoso que Deus criou para nós. Esta semana, reflectimos sobre a criação do Ser Humano.

Os seres humanos têm características que os distinguem, que os tornam especiais, no meio de todos os outros seres criados por Deus. E, o que os torna especiais são as suas capacidades:

Inteligência/ Comunicação/ Organização/ Trabalho/ Compromisso

 

Estas capacidades fazem com que a espécie humana tenha um papel único na construção do mundo… Nós, os seres humanos, somos, por isso, um caso à parte no projecto de Deus.

Por que somos assim tão especiais? Porque somos a mais importante obra de Deus!

Será que isso não nos exige alguma coisa em troca? Qual será o nosso papel? Qual será a nossa missão na vida? Encontramos resposta na Bíblia, no Livro dos Génesis:

 


“Gn 2, 7”

 

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem transformou-se num ser vivo”

 


Após ter ciado o Homem, Deus levou à sua presença todos os animais, para que eles fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse. No final, o homem ficou triste, porque não encontrou mais ninguém da sua espécie.


“Gn 2, 21-24”

 

“Então, o Senhor Deus fez cair sobre o homem um sono profundo; e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma das suas costelas, cujo lugar preencheu de carne.

Da costela que retirara do homem, o Senhor Deus fez a mulher e conduziu-a até ao homem.

Então, o homem exclamou: «Esta é, realmente, osso dos meus ossos e carne da minha carne. Chamar-se-á mulher, visto ter sido tirada do homem!»

Depois de Deus ter criado a mulher, entregou-lhes um mundo lindo, tão lindo como um jardim.


Em Gn 1, 26-30, encontramos também:


“Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. Abençoando-os, Deus disse-lhes:

«Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.»”

 

Deus fez o ser humano à sua imagem e semelhança, para dominar, governar, toda a natureza.

 

“Insuflou nas narinas do homem um sopro de vida”. Significa que os seres humanos são cheios da respiração/vida do próprio Deus. Têm em si algo de Deus.

 

Nós, seres humanos, fomos feitos “à imagem e semelhança de Deus”. Somos parecidos com Deus e quem olha para nós é como se estivesse a olhar para Deus.

Homem e mulher são feitos “da mesma carne”… são iguais e, por isso, têm de se respeitar um ao outro. Nenhum dos dois consegue viver sem ter o outro (o homem não vive sem a mulher e a mulher não vive sem o homem).

Depois, “Deus entregou toda a criação nas mãos do homem e da mulher, tornando-os responsáveis pela criação”.


A Missão dos seres humanos é “guardar” esse “jardim” que Deus criou, o Mundo, é cuidar dele e cuidar de todos os seres vivos que o enchem. Compete-nos velar para que esta “casa” que Deus deu aos seres humanos, aos animais e às plantas seja preservada e cuidada para que todos possam continuar a viver felizes na terra, de acordo com o plano de Deus; compete-nos conservar bem bonita, bem cuidada, bem limpa e bem tratada essa “prenda” que Deus deu a todos os seres criados – o universo inteiro.


Reconhecendo a Sua bondade, agradecemos:


“Senhor Deus, eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Amén!"


No final desta catequese ficou guardado no nosso coração:


«Sermos “imagem de Deus” quer dizer que cada um é único e precioso.

 

Termos sido criados à imagem de Deus diz-nos que nossa verdadeira realização e alegria está em conhecer, amar e servir uns aos outros, como Deus o faz.»

 


Boa semana e até sábado 😊



Sem comentários:

Enviar um comentário