sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Catequese 5º ano

 


DEUS NÃO CRIOU O MAL

 

Na catequese anterior, aprendemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Entre todos os seres vivos que Deus criou, os seres humanos têm capacidades que os distinguem e os tornam especiais, tais como: a inteligência, a capacidade de comunicar, a capacidade de trabalho e de compromisso, a capacidade de amar...

 


É por tudo isto que Deus tem um projecto para nós! Ele convida cada um de nós a colaborar na contínua re-criação do mundo, fazendo com que o projeto de Deus se concretize.

 

 

No entanto, já se deram conta de que nem tudo o que os seres humanos fazem está de acordo com o projeto de Deus?....

 

 

Todos os dias nos chegam notícias – através de conversas com os nossos pais, amigos, professores; através dos telejornais ou da internet – de acontecimentos em que as pessoas tratam mal outras pessoas. Desde injustiças, discriminação, violência, roubo, guerra, entre tantos exemplos maus que conhecemos, em que as pessoas não se respeitam entre si.

 

E nós?... No nosso dia-a-dia, se pensarmos bem, vemos que por vezes também não respeitamos os outros, temos gestos e atitudes que deixam os nossos pais, os irmãos, os amigos ou amigas, os professores, tristes e desiludidos connosco. Mas, o que é certo, é que às vezes temos dificuldade em reconhecer o mal que praticamos, não temos?

Este mal que vemos acontecer – e que às vezes, nós próprios criamos, rouba-nos a paz, e torna este mundo mais feio e mais triste.

 

 

Convido-vos agora a descobrir 2 histórias na Bíblia que nos falam sobre este tema:


1. Em Gen 3, 1-19.23, através da história de Adão e Eva, vemos que Deus preocupou-se, desde o início, em mostrar ao homem a diferença entre o Bem e o Mal; o que o ajudava a ser feliz e o que lhe trazia infelicidade. É isso que significa dizer que Deus pediu aos seres humanos que não comessem de todas as árvores do jardim, mas que fizessem boas escolhas.

E as pessoas fizeram isto que Deus lhes pedia?

Nem sempre! Foi o que aconteceu com Adão, que optou por dar ouvidos a outra proposta diferente da de Deus, que nesta história é simbolizada pela serpente que fala. Adão escolheu ir pelo caminho aparentemente mais fácil para atingir a sua própria felicidade, e isso só lhe trouxe coisas más.

 



2. Em Gen 4,1-16, conhecemos a história de Abel e Caim. Abel é um homem bom, que procura escutar Deus e de quem Deus gosta muito. Por outro lado, Caim representa um homem invejoso e egoísta. Quando Abel ofereceu os frutos da terra, Caim foi logo oferecer o rebanho! Mas Deus percebe a sua má intenção e chama-o à atenção:“Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; se procederes mal, o pecado deitar-se-á à tua porta e andará a espreitar-te. Cuidado, pois ele tem muita inclinação para ti, mas deves dominá-lo”.

Contudo, Caim é o exemplo de um homem que não escuta as indicações de Deus, que faz o que lhe interessa ou o que lhe apetece. E continua a sua vida, cada vez mais zangado e invejoso do irmão, até que um dia, cheio de irritação e violência, descontrolado, fere o irmão, causa-lhe a morte. Nesta história, também percebemos que não foi só o homem bom – Abel – que sofreu, pois não? O egoísmo, o orgulho, os gestos maus de Caim também lhe trouxeram a ele próprio, desespero e tristeza. Quase sempre, o mal que provocámos também nos faz sofrer a nós.

 

 

Será possível construirmos um mundo diferente,

 tal como Deus sonha para nós?

 

Se olharmos à nossa volta, vemos que muitas das coisas que fazem sofrer tantas pessoas, são o resultado do egoísmo, do orgulho, da vaidade, de pessoas que acham que sabem tudo e que não precisam de dar ouvidos a mais ninguém, nem sequer a Deus!

Contudo, se as palavras de Deus fossem escutadas e acolhidas por toda a gente, este mundo seria um lugar mais bonito e mais feliz, não é verdade?



 

Convido-vos, por fim, a pensar um pouco na forma como cada um de nós se tem comportado ultimamente, em casa, na escola, no trabalho… Talvez tenhamos feito muitas coisas boas e belas; mas, se calhar, também fizemos algumas coisas ou dissemos algumas palavras que magoaram alguém. Se isso aconteceu, antes de mais, temos de aprender a reconhecer as nossas falhas. Em segundo lugar, precisamos de pedir perdão pelas nossas atitudes erradas. Quando somos perdoados, sentimos uma grande paz, alegria, e uma grande vontade de fazermos bem as coisas, de sermos melhores. E Deus, que é um Pai cheio de amor, lá estará ao nosso lado, sempre disposto a perdoar-nos e a abraçar-nos.

 

Durante esta semana, vamos pedir a Deus que mude o nosso coração, para termos sempre a força e a generosidade de escolher o bem e de fazer o bem. São as propostas de Deus que nos indicam caminhos de Vida e de felicidade!



“Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito.

Não me afastes da tua presença,

nem me prives do teu santo espírito!

Dá-me de novo a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito generoso”.

- Sl 51,12-14

 

 Boa Semana e até Sábado😀

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário