sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

 




Esta semana a catequese foi um pouco diferente, como sabemos estamos no início da Quaresma, então este Sábado relaxamos um pouco e, em compensação, comprometemo-nos todos a participar na Via Sacra comunitária que foi transmitida online no Domingo. Esta foi dinamizada pelos catequistas da paróquia incluindo a presença da audição de diversas leituras, juntamente de reflexões e orações vindas dos diferentes grupos de pessoas presentes.

Assim, todos juntos, entramos no espírito da Quaresma, com o primeiro Domingo desta, partilhando este momento em união e dando todos um pouco de nós para a sua realização.


Catequese 5º ano

 




Esta semana, continuamos a acompanhar o filme das aventuras de Set e a descobrir os Mandamentos da Lei de Deus.

Desta vez aprendemos sobre:

- O 2º Mandamento: Não invocar o Santo nome de Deus em vão.

- O 3º Mandamento: Santificar Domingos e dias santos.

Set é um jovem pertencente ao grupo de escravos que Moisés libertou do Egito. Vivia com a sua mãe e os seus animais de estimação.


Enquanto a mãe de Set está ausente, ele fica a trabalhar para Jeshanab, um velhinho avarento que, na sua busca por mais dinheiro e riquezas materiais, quebra estes 2 mandamentos de Deus, trata mal o jovem Set, e acaba muito arrependido.




Aprendemos então que não é pecado dizer o nome de Deus, desde que seja com verdade e com respeito, com um coração sincero. O nome do Senhor é santo, por isso deve ser pronunciado com fé, respeito e devoção. Quem invoca o nome de Deus com fé e segue os seus ensinamentos vive uma vida de Amor, é mais feliz.

 



Também aprendemos que tanto o trabalho como o descanso são importantes, e que devemos honrar os dias santos.





A Bíblia descreve a obra da Criação do mundo em 6 dias; Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia descansou de toda a obra da Criação. No Antigo Testamento, Deus estabeleceu que o sétimo dia da semana fosse santo, um dia festivo, diferente dos outros, dedicado a Deus. Antes da vinda de Jesus Cristo, o sétimo dia era o Sábado. No Novo Testamento é o Domingo, porque é o dia da Ressurreição do Senhor. Assim, o homem, que participa do poder criador de Deus 
aperfeiçoando o mundo através do seu trabalho, deve também guardar o sétimo dia para o descanso, para a família, e para a devoção a Deus.



Através dos Mandamentos, Deus mostra-nos caminhos para termos um coração mais bonito, para termos um mundo melhor, e para sermos mais felizes. Por isso, continuamos á descoberta!


Continuação de boa semana e até Sábado! 😘




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Catequese Adolescência

 



Não há tempo para indiferença! Não podemos esconder as nossas mãos permitindo a distância, o descaso, e até mesmo desprezo. A fraternidade também significa mão estendida, e o nosso grupo de catequese foi sensível ao apelo de, juntos, chegarmos á comunidade mais necessitada através dos Vicentinos da nossa paróquia.



Que bela coleta conseguimos fazer! “


O pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade”. (Papa francisco)


As Mãos abertas,  a Via Sacra comunitária, via Zoom, e a oração em família marcaram o fim de semana passado deste grupo de Jovens e respetivos pais em caminho Quaresmal.

 



Boa caminhada rumo á LUZ que nos impulsiona, mesmo no meio das dificuldades, a estendermos as mãos.👍👍

 

 




quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

catequese 2º ano

 


“Caminhada da Quaresma”





Esta semana iniciamos a nossa Caminhada Quaresmal!


Começamos por perceber o significado da palavra “Quaresma”. Depois, refletimos sobre o que é importante fazer durante este tempo – preparar o nosso coração para a Ressurreição de Jesus.


Como não podia deixar de ser, falamos também dos sacrifícios que cada um estava disposto a fazer. Assim, iremos chegar à Páscoa mais leves e prontos para a Boa Notícia.


A cada semana que nos formos aproximando da Páscoa, teremos um novo desafio. Este ano, vamos construir uma arca. E a cada semana, retiramos um dos seus papiros para descobrir qual é o caminho a ser trabalho. Nesta primeira semana, vamos refletir sobre “A Nossa Casa”.


Boa semana!






segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

 







Domingo. 17:30h.
132 famílias ligadas online, a REZAR JUNTOS o caminho da Via Sacra.
Crianças, jovens, adultos e seniores, em sintonia de coração. Seriam mais de 300 pessoas, unidas pela Fé, em oração ao jeito de Jesus.

Todos juntos na arca d Aliança.


Hoje o arco-íris da Esperança manifestou-se claramente como sinal de Aliança.
Este é verdadeiramente um Tempo Novo, e esta é a Hora de fazermos Novas todas as coisas.


Paula Rocha



sábado, 20 de fevereiro de 2021

Catequese 2º ano

 


“Santificado seja o vosso nome”

 


 

Na catequese desta semana continuamos a aprender mais sobre a oração do Pai Nosso. Adivinham qual foi a frase? Claro! “Santificado seja o vosso nome”.


Ora, tal como a frase nos diz Santificado seja o nome de Deus. Mas porquê? Simples. Porque Deus é santo! Por isso, o seu nome e tudo aquilo em que Deus está presente é igualmente santo. Assim, podemos concluir que Santificar = Tornar Santo.


Para a semana vamos descobrir o significado de mais uma parte da nossa tão bela oração. Venham descobrir connosco! ; )


Boa semana!



 

 




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Catequese 6º ano

 


Assim como previsto na semana passada, nesta catequese, cada um dos respetivos meninos, explicou a bem-aventurança da qual ficou de pesquisar sobre e a conclusão a que todos chegamos é que estas designadas bem-aventuranças, é Jesus a tentar nos explicar como trabalhar com ele para construir um mundo melhor e cheio de felicidade.

Para terminar, todos juntos comprometemo-nos a aceitar este desafio de Jesus e a viver com as bem-aventuranças presentes cada dia, para, por fim, podermos atingir o nosso objetivo de fazer parte do Reino de Deus, para, assim, vivermos felizes em união com todos.










Catequese adolescência

 



No sábado passado reunimos, pais e filhos, para apontar aqueles que serão os desafios para este tempo de conversão que é a Quaresma.






“O jejum, a oração e a esmola, tal como são apresentados por Jesus na sua pregação, são as condições para a nossa conversão e sua expressão”, ressalta o Papa na mensagem para a Quaresma deste ano.

“No recolhimento e oração silenciosa, a esperança nos é dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é fundamental recolher-se para rezar e encontrar, no segredo, o Pai da ternura”.


Eis o primeiro desafio, viver, em família, momentos de oração, em casa e as vias-sacras comunitárias, semanais, via Zoom, propostas pela nossa paróquia, que certamente nos impulsionará a “sair de nós mesmos gerando o vinculo da partilha e da comunhão”.



Segundo O Papa Francisco, “viver uma Quaresma de caridade significa cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia de Covid19”, por isso, em conjunto com o grupo de adolescentes do Say Yes paroquial decidimos abraçar outro desafio, o projeto comunitário de recolher bens alimentares e de higiene, que iremos mensalmente entregar ás Vicentinas da paróquia.

Propomo-nos também, ao longo da Quaresma, abdicar de um café ou de um chocolate para juntarmos o valor necessário para comprarmos uma cadeira de banho para oferecer a uma fundação da nossa área que sabemos, necessitada desta.

Foi muito bom perceber a sensibilidade, dos pais e dos jovens, a este apelo de viver a Quaresma como percurso de conversão, oração e partilha dos nossos bens.

Que o Espírito Santo nos conduza e guie durante esta Quaresma.
👍

 



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Catequese 5º ano

 




Na catequese passada apresentaram-nos os Mandamentos da Lei de Deus

Que mais não são que recomendações que Deus fez ao seu Povo, para ser livre, feliz na sua relação com Deus e com os outros, na construção de um mundo melhor e mais justo.

 

 



Para melhor compreendermos como estas “indicações” são importantes para a nossa vida, vamos acompanhar ao longo de cinco semanas um jovem chamado Set. Este jovem, pertencente ao grupo de escravos que Moisés libertou do Egito, vivia com a sua mãe e os seus animais de estimação, tendo uma predileção especial pelo seu bezerro Jacob.

Recordamos que o povo estava acampado no deserto do Sinai, diante da montanha. Aí, Moisés dirigiu-se para a montanha, para falar com Deus, e lá permaneceu durante muitos dias. Com o passar do tempo, o alimento começou a faltar e tinham que percorrer uma grande distância para arranjar água. Mediante as dificuldades começaram a surgir as dúvidas …

Terá Moisés abandonado o povo, deixando-o no deserto sem água e alimento? Terá Deus esquecido o Seu povo?

Eis então que começam a recordar o que tinham no Egito: eram escravos, mas não tinham que procurar alimento nem fazer filas para a água. Revoltados com Deus por se sentirem abandonados, à semelhança do que tinham no Egito, criaram um deus de ouro, um bezerro, para adorarem.



Para servir de “molde” escolheram Jacob, o bezerro de Set. Este sentindo-se tão importante com a escolha, pois seria notado por todo o acampamento, nem reflectiu que o custo a pagar seria a vida do seu amigo, já que seria dado em sacrifício ao deus dourado.





Estando o povo em grande festa, eis que aparece Moisés trazendo consigo os Mandamentos de Deus. Set arrependeu-se do seu comportamento, que quase tirava a vida a Jacob, e o povo, também arrependido, jurou fidelidade a Deus para sempre.

 



De semblante sombrio, Moisés sofre ao ver o afastamento do povo de Deus. Deus que ama, que nunca abandona, que acolhe sempre e que dá sempre uma oportunidade sem recriminar.







Fazer este caminho de Povo de Deus nem sempre é fácil, pois as tentações são muitas e as forças vão enfraquecendo, principalmente quando surgem as dificuldades e nos afastamos de Deus e do seu Amor.

Todavia, uma certeza nos anima: Deus estará sempre connosco, fazendo caminho e ajudando-nos a ser melhores. Assim seja essa a nossa vontade e o nosso esforço…

 

 

 

Esta catequese debruçou-se sobre o 1º Mandamento:

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

 

Na próxima semana continuaremos a acompanhar Set, na aprendizagem dos valores bíblicos e na descoberta do amor de Deus para com todos nós.

Continuação de boa semana e até sábado 😘




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

 




Bom dia. 

As cinzas lembram o que já foi vida e podem parecer sinal de algo que morre. Mas para quem tem fé, esta quarta-feira de cinzas é um dia que anuncia uma nova primavera. Começamos a contar os 40 dias que nos separam da Páscoa, a grande celebração da vida de Jesus, a Sua Ressurreição. Vivemos de sinais, de gestos que nos marcam e nos identificam. E viver a Fé é um acto heroico para muitos homens e mulheres. Por vezes basta a pausa de um minuto para recordarmos todos os que não podem celebrar esta Quarta Feira de Cinzas como o seu coração lhes pede…





oração da manhã in RR





quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Catequese adolescência

 


Depois de várias semanas a aprofundarmos o tema da amizade, é tempo de refletirmos sobre o tipo de amizade que estamos a construir no nosso grupo de catequese.

É facto que nos reunimos semanalmente, já nos conhecemos há algum tempo, une-nos a fé em Jesus e o facto de estarmos em plena adolescência…


Que desafios para melhorar a relação entre nós enquanto membros de um grupo e crescer como grupo de discípulos de Jesus?


Acordamos que podemos melhorar a comunicação entre nós, então, decidimos, em parelhas aleatórias que serão rotativas, comunicar diariamente usando as tecnologias de que dispomos uma vez que presencialmente não nos é possível.


Pretendemos aproximarmo-nos, conhecermo-nos melhor, fortalecer laços de amizade que certamente nos irá ajudar a crescer individualmente e como grupo sadio e consciente da alegria de vivermos em comunhão bem ao jeito dos amigos de Jesus!


Até sábado 👍



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Catequese 2º ano

 

“Pai Nosso que Estais nos Céus”




Na catequese desta semana começamos a descobrir a Oração que Jesus nos ensinou – Pai Nosso. Ao longo das próximas semanas iremos aprender o significado de cada uma das bonitas frases que compõe esta bela oração.


No passado sábado, a frase foi “Pai Nosso que Estais nos Céus”. Pois, Jesus partilha connosco o seu Pai. E Deus não é meu pai ou teu pai.. É Pai de TODOS nós! E a sua morada é o céu.


Antes de terminarmos a nossa catequese, ainda escrevemos a frase no nosso caderno. E fizemos um desenho! Para demonstrar o nosso amor por Deus e Jesus.


Boa semana!








terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Catequese 5º ano


 


Nos dias de hoje, muitas são as formas de escravatura e opressão a que o homem está sujeito, que lhe rouba a liberdade e a alegria de viver… o poder, a riqueza, o reconhecimento social …

Moisés foi criado como filho do faraó, até tinha um anel que simbolizava a sua importância. Esse mesmo anel, Moisés devolveu ao faraó, como sinal da sua lealdade a Deus e á sua Fé.





Acreditando que Deus estaria sempre com ele, Moisés guiou o povo a caminho da terra prometida, fazendo-o atravessar o rio a pé enxuto. Deus afastou as águas para que todos pudessem passar.


Ao fim de alguns dias de viagem, chegaram ao deserto do Sinai, e acamparam lá, diante de uma montanha. Foi nesse lugar, que Deus propôs ao Povo, por intermédio de Moisés, a celebração de uma “aliança”.



Uma aliança é um compromisso, um acordo, pelo qual duas pessoas, ou duas entidades, se ligam e se comprometem uma com a outra. Que terá levado Deus a querer fazer uma aliança com este povo? Qual o seu interesse em ligar-se num compromisso com um povo que parece não ter nada de especial para oferecer a Deus?


A resposta é simplesmente:


Deus quis fazer uma aliança com este povo porque o amava…

por isso Deus veio ao encontro de Israel, salvou-o da escravidão, ajudou-o a fugir, a recuperar a liberdade e, depois, convidou-o para ser o seu povo especial. Deus queria viver com este povo uma história de amor e de comunhão, queria caminhar de mãos dadas com este povo.


O povo israelita acolheu a proposta de Deus:
“Tudo o que o Senhor disse, nós o faremos”.

Assim, Israel aceitou comprometer-se com Deus, aceitou viver em comunhão de vida com Deus. E como é que Israel deve viver para ser o Povo de Deus, para ser um sinal de Deus no mundo? No livro do Êxodo (Ex 20, 1-17) encontramos a resposta…


Foram estas as principais recomendações que Deus fez ao seu Povo – Mandamentos



Estes mandamentos não são para nos fazer mal, ou para nos “controlar"

São sinais através dos quais Deus nos indica como é que nós podemos ser felizes, na nossa relação com Ele e com os outros. 

São indicações que Deus nos dá para nos ajudar a construir um mundo novo, um mundo com menos sofrimento, menos dor, menos pobreza, menos maldade.


São propostas de Deus para afastarmos da nossa vida tudo o que nos torna prisioneiros e nos estraga a vida – o egoísmo, a injustiça, o ódio, as divisões, a exploração




O Povo de Deus, se quer fazer parte da família de um Deus que ama a justiça e a retidão, tem de respeitar as outras pessoas, tem de defender a justiça, tem de rejeitar a violência, tem de afastar de si a maldade.

É respeitando e vivendo estas indicações que podemos mostrar a todos como Deus é: que Deus tem um coração bondoso, que Deus respeita os direitos e a dignidade das pessoas, que Deus não quer a injustiça, a violência ou a maldade, que Deus quer um mundo de paz, de amor, de verdade.

É através do nosso testemunho 

que damos Deus a conhecer aos outros. Se o nosso testemunho for mau, os outros não podem conhecer o amor e a bondade de Deus.

Para guardar no coração: 




Continuação de boa semana e até sábado 😘




sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Catequese 6º ano

 


Os “Milagres”: sinais da presença do “Reino”

 

Nos tempos em que estamos a viver, por vezes temos de fazer um esforço e evitar aquele abraço aos avós e contacto com amigos, no entanto, arranjamos sempre outras maneiras de nos expressar, assim, mostramos que nos preocupamos com a saúde e bem-estar dos nossos chegados e ultrapassamos esta dificuldade na qual estamos a viver.

  Para além disso, nós, nos dias de hoje, facilmente conseguimos acesso a ajuda, mas, no tempo de Jesus, as doenças eram muitas vezes incuráveis e, para adquirir qualquer tipo de ajuda era necessário pagar um elevado custo, sendo muitas das pessoas, que sofriam com estas doenças, descartadas da sociedade porque se acreditava que era devido aos seus pecados e que representava um castigo de Deus.

No entanto, ao longo de seu percurso, Jesus tratava todos com carinho, acabando por curar estas pessoas com os gestos que nós designamos ‘’milagres’’, com isso foi possível renovar a vida de muitas pessoas e fazerem os outros acreditarem que é possível contruir o novo mundo que Deus planeou, o Reino de Deus.









quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Catequese Adolescência

 



Nesta catequese, criamos um tempo de oração para cultivar a nossa amizade com Jesus.

Cada um de nós, em suas casas, colocou-se na disposição de rezar criando um espaço exterior e interior que nos ajudou a tomar consciência de que Jesus está connosco, junto a cada um de nós, no nosso coração, a olhar-nos…




Agradecemos-lhe a Sua presença, a Sua bondade, a Sua proximidade e escuta e pedimos-lhe perdão pelas tantas coisas que nos afastam d’Ele.


A partir do Evangelho de Jo 1, 35-39, registamos a frase mais marcou, incomodou e ressoou em cada um de nós.


 Aconteceu um momento de encontro e diálogo onde cada um, livremente e intimamente deixou o coração falar, pois este é o verdadeiro lugar da amizade com Jesus.


Momentos de oração como este podemos criar sempre que o quisermos, pois, a paz interior que nos invade é imensa, fruto da proximidade com Jesus. Como refere Santa Teresa, “a oração é tratar de amizade estando muitas vezes a sós com quem sabemos que muito nos ama”.


No dizer dos nossos Jovens,


A amizade com Jesus é saber que não estou sozinha e a oração fortalece a amizade com Ele.


A amizade com Jesus é saudável e a oração é um momento de paz.


A amizade com Jesus é importante, saudável e é luz. A oração é paz e conversa.


A amizade com Jesus é oração e a oração é falar com Ele.


A amizade com Jesus é oração pois esta é uma forma de estarmos próximos d’Ele.


A amizade com Jesus é silenciosa mas amiga e a oração é expressar-me com Jesus á minha maneira.


A amizade com Jesus é única e especial e a oração é um momento que me traz paz interior e me permite falar com um amigo, o mais verdadeiro.


A amizade com Jesus é sincera, é saber que Ele está sempre aqui para me ouvir e a oração é um dos momentos de paz e de proximidade com Jesus.


 

Boa semana com Jesus👍

 


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Catequese 5º ano

 



As últimas catequeses foram dedicadas ao filme “O Príncipe do Egito”, que vimos em conjunto através de uma aplicação on-line. Em tempo de confinamento, encontramos desta forma a maneira segura de nos continuarmos a encontrar e a falar de Deus e de Jesus.


Resumidamente, para aqueles que nunca viram, o filme passa-se no antigo Egito, quando os hebreus que lá viviam foram escravizados. O faraó Seti, temendo o aumento da população hebraica, que poderia ser uma ameaça futura ao seu poder, mandou matar todos os bebés hebreus do sexo masculino. Uma mãe, para salvar o seu filho, aconchega-o numa cesta e envia a cesta pelo rio, ao sabor da corrente. Desta forma, coloca a vida do seu filho, Moisés, nas mãos de Deus… e acredita!




As águas calmas do rio levam Moisés até ao palácio onde é encontrado pela rainha. No palácio, Moisés é criado como filho do faraó, tendo como irmão Ramsés, herdeiro do trono de Seti, de quem se torna grande amigo. Todavia, Deus tinha outros planos para Moisés…

Quando Moisés descobre a sua origem, não pode continuar a ignorar o mal de que o povo hebreu é vítima. Muito menos, quando Deus lhe diz que tem uma missão: a libertação do seu povo para a Terra Prometida.


Moisés abraçou essa missão, lutando contra tudo e contra todos. A força, encontrou-a em Deus:




Ramsés acabou por expulsar o povo, depois de o povo egípcio, e ele próprio, ter sofrido muito.

Finalmente, o povo hebreu conheceu a liberdade e a salvação!




 



O filme fala-nos da força da Fé, da força que o “acreditar” faz naqueles que, mesmo perante as adversidades, não se afastam do amor de Deus.

Nos dias de hoje, muitas são as formas de escravatura e opressão a que o homem está sujeito, que lhe rouba a liberdade e a alegria de viver. Hoje, Deus chama cada um de nós, sem exceção, e confia-nos a missão de lutar contra tudo aquilo que oprime, que escraviza e que destrói os seres humanos.



 



Que resposta Lhe queremos dar?













Continuação de boa semana e até sábado 😘  





terça-feira, 2 de fevereiro de 2021