Na catequese passada apresentaram-nos os
Mandamentos da Lei de DeusQue mais não são que recomendações que Deus fez ao seu Povo, para ser livre, feliz na sua relação com Deus e com os outros, na construção de um mundo melhor e mais justo.
Para melhor compreendermos como estas “indicações” são importantes para a nossa vida, vamos acompanhar ao longo de cinco semanas um jovem chamado Set. Este jovem, pertencente ao grupo de escravos que Moisés libertou do Egito, vivia com a sua mãe e os seus animais de estimação, tendo uma predileção especial pelo seu bezerro Jacob.
Recordamos que o povo estava acampado no deserto do Sinai, diante da montanha. Aí, Moisés dirigiu-se para a montanha, para falar com Deus, e lá permaneceu durante muitos dias. Com o passar do tempo, o alimento começou a faltar e tinham que percorrer uma grande distância para arranjar água. Mediante as dificuldades começaram a surgir as dúvidas …
Terá Moisés abandonado o povo, deixando-o no deserto sem água e alimento? Terá Deus esquecido o Seu povo?
Eis então que começam a recordar o que tinham no Egito: eram escravos, mas não tinham que procurar alimento nem fazer filas para a água. Revoltados com Deus por se sentirem abandonados, à semelhança do que tinham no Egito, criaram um deus de ouro, um bezerro, para adorarem.
Para servir de “molde” escolheram Jacob, o bezerro de Set. Este sentindo-se tão importante com a escolha, pois seria notado por todo o acampamento, nem reflectiu que o custo a pagar seria a vida do seu amigo, já que seria dado em sacrifício ao deus dourado.
Estando o povo em grande festa, eis que aparece Moisés trazendo consigo os Mandamentos de Deus. Set arrependeu-se do seu comportamento, que quase tirava a vida a Jacob, e o povo, também arrependido, jurou fidelidade a Deus para sempre.
De semblante sombrio, Moisés sofre ao ver o afastamento do povo de Deus. Deus que ama, que nunca abandona, que acolhe sempre e que dá sempre uma oportunidade sem recriminar.
Fazer este caminho de Povo de Deus nem sempre é fácil, pois as tentações são muitas e as forças vão enfraquecendo, principalmente quando surgem as dificuldades e nos afastamos de Deus e do seu Amor.
Todavia, uma certeza nos anima: Deus estará sempre connosco, fazendo caminho e ajudando-nos a ser melhores. Assim seja essa a nossa vontade e o nosso esforço…
Esta catequese debruçou-se sobre o 1º Mandamento:
AMAR A
DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
Na próxima semana continuaremos a acompanhar Set, na aprendizagem dos valores bíblicos e na descoberta do amor de Deus para com todos nós.
Continuação de boa semana e até sábado 😘