sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Catequese 5º ano

 




Esta semana, continuamos a acompanhar o filme das aventuras de Set e a descobrir os Mandamentos da Lei de Deus.

Desta vez aprendemos sobre:

- O 2º Mandamento: Não invocar o Santo nome de Deus em vão.

- O 3º Mandamento: Santificar Domingos e dias santos.

Set é um jovem pertencente ao grupo de escravos que Moisés libertou do Egito. Vivia com a sua mãe e os seus animais de estimação.


Enquanto a mãe de Set está ausente, ele fica a trabalhar para Jeshanab, um velhinho avarento que, na sua busca por mais dinheiro e riquezas materiais, quebra estes 2 mandamentos de Deus, trata mal o jovem Set, e acaba muito arrependido.




Aprendemos então que não é pecado dizer o nome de Deus, desde que seja com verdade e com respeito, com um coração sincero. O nome do Senhor é santo, por isso deve ser pronunciado com fé, respeito e devoção. Quem invoca o nome de Deus com fé e segue os seus ensinamentos vive uma vida de Amor, é mais feliz.

 



Também aprendemos que tanto o trabalho como o descanso são importantes, e que devemos honrar os dias santos.





A Bíblia descreve a obra da Criação do mundo em 6 dias; Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia descansou de toda a obra da Criação. No Antigo Testamento, Deus estabeleceu que o sétimo dia da semana fosse santo, um dia festivo, diferente dos outros, dedicado a Deus. Antes da vinda de Jesus Cristo, o sétimo dia era o Sábado. No Novo Testamento é o Domingo, porque é o dia da Ressurreição do Senhor. Assim, o homem, que participa do poder criador de Deus 
aperfeiçoando o mundo através do seu trabalho, deve também guardar o sétimo dia para o descanso, para a família, e para a devoção a Deus.



Através dos Mandamentos, Deus mostra-nos caminhos para termos um coração mais bonito, para termos um mundo melhor, e para sermos mais felizes. Por isso, continuamos á descoberta!


Continuação de boa semana e até Sábado! 😘




Sem comentários:

Enviar um comentário