Continuamos a acompanhar as aventuras de Set e do seu amigo Efraim, e descobrimos a importância de mais dois dos Mandamentos da Lei de Deus:
- O 4º Mandamento: Honrar pai e Mãe.
- O 5º Mandamento: Não matar.
Na aventura anterior, Set viveu a experiência do que acontece quando não se respeitam as indicações que Deus nos dá. Obrigado por Jeshanab a trabalhar sem parar, nem mesmo durante o dia destinado a louvar a Deus, cansado e sem forças, Set descobriu como é importante respeitar o nome de Deus e os seus ensinamentos. Jeshanab, arrependido de todo o mal que causou, prometeu emendar-se.
Neste episódio, Set e o seu amigo Efraim convencem os seus pais a autorizá-los a passarem a noite numa pequena tenda nas imediações do campo, mas … num impulso de Set, saem para o deserto em desobediência aos seus pais. Ao entrarem involuntariamente no mundo dos ladrões amalequitas, os rapazes aprendem a importância e o significado de:
Refere-se, em primeiro lugar, aos pais, mas também às pessoas a quem devemos a nossa vida, a nossa felicidade, a nossa segurança e a nossa fé. Aquilo que devemos aos nossos pais: amor, gratidão e atenção, também deve reger o nosso relacionamento com as pessoas e com nossos deveres de cidadãos.
Não Matar
Desde a concepção até a morte, a vida humana é sagrada, porque foi criada à “imagem e semelhança” de Deus.
Devemos de respeitar a nossa vida e a de todos, cuidando da saúde e do bem estar. Não devemos de fazer nada que ponha em causa este dom sagrado.
Devido a um impulso leviano, Set e Efraim correram perigo de morte. Valeram-lhes os seus pais e o pássaro de estimação de Efraim, que não descansaram enquanto não os encontraram.
Verdadeiramente arrependidos, voltaram felizes para o acampamento!....
Através dos Mandamentos, Deus mostra-nos caminhos para termos um coração mais bonito, para termos um mundo melhor, e para sermos mais felizes. Por isso, continuamos á descoberta!
Continuação de boa semana e até Sábado!😘
Sem comentários:
Enviar um comentário