Esta semana, assistimos ao último filme sobre as aventuras de Set, que nos levaram a reflectir sobre
os 10 Mandamentos da Lei de Deus.
Na semana passada, aprendemos sobre o que significa guardar pureza nas palavras e nas nossas acções, e ainda sobre a importância de não roubar as coisas que não nos pertencem.
O que será que aprendemos esta semana?...
Vamos a isso!
Vamos a isso!
Efrahim, o amigo de Set, recebe de prenda dos pais no dia do seu aniversário um brinquedo novo, uma carroça dourada, com cavalos e condutos, o que o deixou muito feliz. Ao ver aquele belo brinquedo, Set também fica entusiasmado, e com tanta vontade de brincar com ele, até se esquece das suas tarefas, como a alimentação dos animais e a organização da tenda. A mãe chama-o á atenção e Set, desanimado, confessa que queria ter menos responsabilidades e mais bens materiais como Efrahim tem.
Um dia, Set está a brincar sozinho e, sem querer, parte o brinquedo do amigo, mas não conta a ninguém. Os pais de Efrahim pensam então que foi este a partir o brinquedo, Efrahim nega, e Set assistindo a tudo isto, mantém-se em silêncio. Escondendo a verdade, e para tentar remendar o erro, Set procura outro amigo mais velho, que o ajudasse a consertar o brinquedo para devolvê-lo a Efrahim, mas isso não foi possível. Então Set ajuda a construir um brinquedo novo para Efrahim.
Por fim, vemos que Set se arrepende de não ter dito logo a verdade, ele reconhece a sua falha e pede desculpa ao amigo, que o perdoa.
Quais são então os Mandamentos que se relacionam com esta história?
O 8ºMandamento ensina-nos a não mentir. Não respeita este Mandamento quem esconde a verdade e quem diz mentiras sobre si ou sobre os outros. Deus ensina-nos que devemos dizer a verdade sempre, mesmo quando é difícil dizê-la, mesmo quando temos que assumir que erramos, Deus está connosco nesses momentos.
Deus transmitiu a Moisés os Mandamentos para que o Povo de Deus percebesse os seus pecados, e também que Deus os amava muito!
Então, os Mandamentos são orientações que nos ajudam a reconhecer quando falhamos, para podermos ser melhores pessoas, mais felizes, mais amigos uns dos outros e mais amigos de Deus.
Sem comentários:
Enviar um comentário