sábado, 22 de maio de 2021

Catequese 5º ano

 




A nossa última catequese levou-nos a relembrar 2 parábolas muito especiais que Jesus nos conta na Bíblia.


1. A parábola da ovelha perdida


“ Todos os publicanos e pecadores estavam a reunir-se para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei criticavam-no: ‘Este homem recebe pecadores e come com eles’.


Então Jesus contou-lhes esta parábola: ‘Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’.


Eu vos digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam de arrepender-se.” - Lucas 15, 1-8




Esta história tão especial mostra-nos Jesus como O Bom Pastor que tudo faz para cuidar de cada uma das ovelhas do seu rebanho. E esse rebanho somos nós, o Povo de Deus, a comunidade dos que seguem Jesus.
 

O amor de Deus é tão grande que Ele ama a todos na mesma medida, não há uma ovelha mais importante que a outra. Uma ovelha perdida não é menos importante que as outras 99 ovelhas. Nem um pecador é menos importante que um justo. O que significa isto para nós?....


Muitas vezes, no nosso dia-a-dia, falhamos em palavras e atitudes, por exemplo: quando desrespeitamos os nossos pais, quando somos agressivos com alguém, quando não cumprimos com alguma coisa que nos tínhamos comprometido a fazer, quando não prestamos atenção a alguém que precisaria da nossa ajuda. Podíamos dar muitos outros exemplos.


Nestas situações em que falhamos, somos como “a ovelha perdida” desta história, porque nos afastamos dos ensinamentos de Jesus; no entanto Ele ama-nos sempre, e está sempre pronto a acolher-nos de volta com alegria! Se soubermos reconhecer as nossas falhas, fazer algo para emendá-las, pedir perdão, fazer o caminho da reconciliação, Jesus alegra-se connosco, pois está sempre pronto a perdoar um pecador que se arrepende.
 

Por outro lado, “a ovelha perdida” pode também ser alguém que conhecemos e que não conheça Jesus, ou que ande afastado d’Ele. Nós podemos ajudar essas pessoas falando-lhes de Jesus, procurando a cada dia pôr em prática o que Ele nos ensina.
 


Que esse amor tão grande de Jesus por nós nos inspire também a amar os outros, e a sermos capazes de perdoar.


1. A parábola da viúva pobre

“Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições, e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor.


Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: ‘Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”. - Marcos 12, 41-44





Nesta parábola, temos Jesus no templo de Jerusalém, a observar a multidão a colocar dinheiro nas caixas de ofertas.

Ora, muitos ricos ofereciam grandes valores, porém apareceu uma viúva pobre que ofereceu apenas 2 pequenas moedas de cobre. Isto chamou a atenção de Jesus.

Enquanto outros ofereciam grandes valores com uma atitude de arrogância e vaidade, para serem notados, a viúva dá pouco mas de coração inteiro, com uma atitude de humildade, simplicidade, e até de sacrifício, uma vez que pouco tinha. Esta atitude da viúva pobre simboliza uma entrega total do seu coração a Jesus.

Não é a quantidade ou a qualidade do que damos que importa a Jesus, mas o que vai no nosso coração quando o fazemos, a nossa intenção. Quando damos algo a outras pessoas, seja dinheiro ou outro bem material, seja o nosso tempo, uma palavra ou qualquer gesto de ajuda, não devemos fazê-lo com vaidade ou por interesse, mas com humildade e de coração aberto.


Jesus não olha às aparências exteriores, à condição financeira ou social, Ele olha para o nosso interior e ama-nos a todos por igual!


Boa semana com Jesus





Sem comentários:

Enviar um comentário