sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Vida de Comunhão...



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

“…está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.”


O “Reino de Deus” exige, antes de mais, a CONVERSÃO.
Converter-se é renunciar a caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, implica modificar a nossa mentalidade, os nossos valores, as nossas atitudes, a nossa forma de encarar Deus, o mundo e os outros.
De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta, o “Reino de Deus” exige, também, o ACREDITAR no Evangelho.
Acreditar é sobretudo, uma adesão total à pessoa de Jesus e ao seu projecto de vida.Com as suas palavras, com os seus gestos e atitudes, Jesus propôs aos homens, uma vida de amor total, de doação, de serviço simples e humilde, de perdão sem limites
.
O chamamento a integrar a comunidade do “Reino” não é algo reservado a um grupo especial de pessoas, mas é algo que Deus dirige a cada homem e a cada mulher, sem excepção. Todos os baptizados, são chamados a ser discípulos de Jesus, a converter-se, a acreditar no Evangelho, a seguir Jesus nesse caminho de amor e de dom da vida
.
Vivamos esta Quaresma como um tempo de deserto. Faz-se deserto mesmo estando no ruído da cidade, para que aconteça conversão, resistência às tentações, experiência do amor de Deus.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Catequese 2º. Ano

















"Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu"

Isto é o que Jesus nos ensinou a rezar esta semana.
Mas também nos disse que não nos basta rezar, é preciso fazer o que ele pede. E porque não é fácil, é que Jesus nos manda pedir a Deus a força para fazer a sua vontade.
E foi isso o que os meninos fizeram durante a semana que passou, com a Sua ajuda.
Os meninos contaram o que tinham feito a respeito do compromisso assumido na semana passada, e concluímos que todos, sem excepção, tentaram fazer alguma coisa por alguém, para que essas pessoas pudessem também saborear a alegria do Reino de Deus, a alegria de se sentirem amadas.
Esta semana também fizeram uma descoberta maravilhosa. Todas as folhinhas que já receberam estão a formar algo: o coração que todos, no seu conjunto, irão formar; o coração que as levará a sentirem-se mais no coração de Deus, se lhes rezarem com fé e confiança.

Beijinhos, até Sábado.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O coelhinho da Páscoa



Tradução: “Pai, preciso da tua ajuda para encontrar onde fala sobre o coelhinho da Páscoa na Bíblia”

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Levanta-te e vai...


- Eu não gosto de me confessar porque tenho medo que o Padre ralhe comigo.
- Mas, afinal, quando chegas ao pé do confessor, o que é que lhe pedes em primeiro lugar?
- Como toda a gente, digo: Abençoai-me, Padre, porque pequei...
- Exactamente. Não pedes que te ralhe ou te castigue porque pecaste mas pedes-lhe uma bênção, uma palavra de conforto ou de gratidão. Não tenhas medo. O confessor apenas felicitar-te-á porque recebeste uma graça de Deus e um Dom do Espírito Santo: reconheceste que é pecador e que desejas ser melhor!Quem confessa as suas faltas, está disposto a levantar-se e a caminhar. É por isso que um paralítico apresentou-se um dia diante de Jesus que lhe disse:
- Os teus pecados estão perdoados, ou por outras palavras, levanta-te, toma a tua enxerga e vai...

O mal parece não estar no ter caído mas em não querer levantar-se e prosseguir a caminhada. E perdoar é dar a oportunidade de alguém recomeçar o seu caminho. Todos somos paralíticos, amarrados a velhos hábitos e muletas, à espera duma palavra que nos levante. Vivemos agora na esperança de recomeçar todos os dias.
Cair e levantar-se é igual a progredir.


Meditando, VII Domingo Tempo Comum, www.dehonianos.org

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Catequese 2º Ano




No final, pedimos aos meninos que fechassem os olhos e pensassem em alguém (que conheçam) que por qualquer razão esteja a sofrer.
Numa folha escreveram o nome que pensaram e, seguidamente, todos juntos rezamos por elas, para que o Reino de Deus de paz e de amor venha também para elas.
Jesus também rezava e depois fazia o bem, por isso nós também vamos fazer como Jesus. Durante a semana vamos fazer alguma coisa pela pessoa que pensamos, uma visita, uma palavra, um beijo ou, pelo menos rezar por ela. É desta forma que o reino de Deus está em nós.

Beijinhos, até sábado.


Ainda temos muito que aprender ...



domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Contributo" algures do 10ºano... :)


A Igreja de Cristo

(...) Amo a Igreja do Direito e do Perdão,
a Igreja do preceito e da compaixão,
jurídica e carismática, corporal e espiritual,
mestra e discipula, hierárquica e popular.

Amo a Igreja da Interioridade,
(...)
Amo a Igreja sincera e tartamuda,
a Igreja docente e discente, a Igreja audaz, criadora e corajosa,
(...)
Amo a Igreja testemunhante
e a Igreja ferida pelas suas lutas interiores e exteriores.
Amo a Igreja pós-conciliar
(...)
Não quero uma Igreja de tédio!
Quero uma Igreja de cidadania, de pobres em casa,
de aldeias em festa, de espaços e liberdades.




(...)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Este pálido ponto azul ...



Aos MIUDOS e aos graúdos...

Era uma vez…

Lá longe, para lá da linha que separa o céu do mar, havia uma terra onde os homens não tinham chegado. Os animais viviam em paz, comendo o que a natureza dava. Viviam todos em harmonia até ao dia em que os ursos decidiram que não precisavam dos outros animais, excepto das abelhas que faziam o mel que comiam. Eles é que mandavam. Os outros animais não concordaram, mas tinham medo dos ursos, muito maiores e com mais força. Os veados ainda refilaram, mas na hora de ficar frente a frente com os ursos, todos os outros animais fugiram e os veados, sozinhos, tiveram de obedecer.
Os ursos mandavam e não ligavam ao que os pássaros, esquilos, borboletas, gafanhotos e zebras diziam. Eles, que até ali tinham sido bons companheiros, ficaram maus.
As abelhas andavam aflitas. Juntaram-se e decidiram que o enxame todo atacasse os ursos. Não resultou. Os ursos aguentaram as picadas e as abelhas voltaram, tristes, para os favos.
Ao pássaros foram cantar para outro lado, para ver se a tristeza de um sítio sem música fazia os ursos pensar que o melhor era estarem todos alegres. Mas nem assim.
Os ursos mandavam e um dia decidiram acabar com as minhocas, as centopeias e outros insectos que andavam no meio da terra. Diziam que não faziam falta.
As árvores não gostaram e tentaram dizer aos ursos que não era justo. Sem resultado.
O tempo foi passando, chegou o Outono e as árvores foram perdendo as folhas. O chão foi ficando amarelo, mas lá por baixo, onde antes habitavam as minhocas e as centopeias, não havia vida, não havia animais que ajudassem as folhas a misturar-se com o solo, para o enriquecer, para que as árvores e todas as plantas pudessem crescer. E as árvores e os arbustos não cresceram nem ficaram verdes nessa Primavera. E os ursos viram como toda a vida estava a desaparecer e arrependeram-se muito. Afinal, as minhocas, as centopeias e os outro insectos faziam falta à vida de todos.
A partir daí, os animais continuaram a viver em harmonia, respeitando todas as vidas. Até que os homens chegaram àquela terra e, como os ursos, um dia compreenderão, eles também, que terão de respeitar as vidas dos
outros homens e todas as outras vidas.

História de Mário de Melo, retirada do livro Vamos Cultivar a Paz.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Quer pão velho?




Era um fim de tarde de sábado. Estava a regar o jardim, quando se aproximou um rapazinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:
- Dona, tem pão velho?
Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança.
Olhei para aquele menino triste e perguntei:
-Onde moras?
-Depois do zoológico.
-Bem longe, hein?
-É… mas tenho que pedir coisas para comer.
-Andas na escola?
-Não, a minha mãe não tem dinheiro para o material.
-E o teu pai mora com vocês?
-Não, ele fugiu.
E a conversa prosseguiu, até que disse:
-Vou buscar o pão. Serve pão novo?
-Não precisa, não A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.

Esta resposta caiu em mim como um raio.
Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!
A proposta do “REINO” torna-se uma realidade no mundo e na vida dos homens, não só nas palavras, mas também nos nossos gestos…

As vezes, mais do que medicação...

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Catequese 2º Ano

As cartas chegaram e os meninos mal sabem dizer os reparos dos pais mas sabem dizer que eles ficaram surpresos e contentes. A mensagem chegou, agora pais, tentem que o agradecimento recebido seja merecido: rezem com eles o Pai Nosso.

Esta semana avançamos mais uma frase:“SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME”

Começamos por rezar ao Pai dos céus, não só com a boca mas também com gestos que enriqueceram a nossa oração. “ Vos Senhor sois o nosso Pai”
Explicamos o sentido dos gestos, respeito, adoração amizade, amor…por vezes o gesto vale por mil palavras.

JESUS- quer dizer “O Senhor salva”.

Deus, o Senhor, salva-nos sobretudo através de Jesus, por isso mais uma vez o louvamos cantando “Vós Senhor sois o nosso Pai”.
Pois bem, ao fazermos a nossa oração, com palavras e gestos, já estávamos a SANTIFICAR O NOME DE DEUS.
Por que nos inclinamos com respeito ao nome de Deus?
Porque nos merece todo o respeito, porque é diferente de nós, porque ama a todos mais do que qualquer pessoa aqui na terra. Por isso dizemos que é Santo.
Também são Santas as pessoas que o seguem, que se tornam boas amigas, como Deus.
Jesus pediu a Deus para que Ele, o Pai Santo, nos santifique: nos ajude a viver na verdade, a viver no amor.
Quanto mais amarmos os outros, mais santos somos e mais ajudamos os outros a serem santos.
Finalmente, propusemos aos meninos que, numa folha previamente distribuída, escrevessem o nome de um Santo ( se quisessem com o mesmo nome delas)e que procurassem, com a ajuda dos pais, informação sobre esses mesmos Santos para a próxima catequese.

Beijinhos
Até Sábado



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Catequese 2º Ano

AOS PAIS:

Há duas semanas atrás, vimos na catequese, que os discípulos de Jesus viam que Ele rezava muito ao Pai e começaram a perceber que era a oração que levava Jesus a ser muito mais amigo de todos e a fazer pelas pessoas coisas maravilhosas.
Por isso, um dia pediram-lhe que os ensinasse a rezar.
Na catequese, também nós, que desejamos estar cada vez mais próximo de Deus, pedimos a Jesus: ENSINA-NOS A REZAR:
Os meninos descobriram, através de um trabalho em que tinham de completar palavras que faltavam em frases, essa linda oração ensinada por Jesus, o PAI -NOSSO.

Mas para rezar bem não chega saber de cor, é preciso percebermos e sentirmos bem o que estamos a rezar.
Vamos, por isso, nestas próximas semanas, compreender o sentido de cada frase do Pai-Nosso.

PAI-NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS

Neste sábado, vimos que o Pai que está nos Céus só dá coisas boas: dá amor, carinho… e a todos. Por isso dizemos que Ele está nos Céus: o seu amor é imenso, Nele só há amor.
Os pais que procuram amar como Ele, rezam ao Pai que está nos Céus.
Que bom termos pais e mães que aprendem do Pai a serem bons pais e boas mães.
Os meninos agradeceram porque o Pai de Jesus é também nosso Pai.
Agradeceram a Deus os pais que têm, cantando: “ Vós Senhor, sois o nosso Pai.
Depois, escreveram aos pais uma carta a agradecerem-lhes por os ensinarem a rezar como Jesus nos ensinou, pelas vezes que rezam com eles e pela ajuda que o Pai que está nos Céus dá a todos os pais da terra no sentido de serem melhores.
Esta é uma carta surpresa que será enviada pelo correio a todos os pais.
Os meninos ficaram muito animados com esta carta surpresa…o que irá acontecer?

Beijinhos, até sábado.
O Sentido da Vida


Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra?
Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência?

O projecto de Deus para o homem não é um projecto de morte, mas é um projecto de vida verdadeira, de felicidade sem fim. Na acção libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. Agora, todos somos chamados a dar continuidade a este projecto que Jesus iniciou. Como? Fazendo como Ele faz:
- aproxima-Se
- toma pela mão e levanta
- retira-se para orar.
Só vivendo em comunhão e diálogo com Deus percebemos os seus projectos e recebemos a força para nos empenharmos na transformação do mundo.

Senhor, faz-me compreender que as provações são razões de esperança, são razões para amar. Que, nas pequenas e grandes dificuldades eu tenha presentes estas perspectivas, para alimentar a minha coragem e a minha fé. Tu não me revelas os modos como queres comunicar-me os meus dons e fazer-me crescer na fé e no amor. Por isso, abre-me os olhos para que saiba ver em tudo a tua presença e a tua fraterna atenção para comigo. Ámen


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sementes

Estava eu, um destes dias, “entretida” com um monte de roupa, um ferro, uma tábua de engomar e uma televisão ligada, para a qual ia deitando o olho e ouvindo o que ia passando, amenizando assim a monotonia da tarefa, quando, num determinado programa de entretenimento diário, que por sinal festejava aniversário, entra uma convidada especial que fazia 80 anos.
Porque era ela convidada especial?
Era uma senhora simples, com 80 anos e portadora de uma energia, alegria e vitalidade fantástica!
Quando os apresentadores lhe perguntaram qual era o segredo de tamanha energia, ela respondeu – “Deus está sempre comigo, é Ele que me dá alegria e esta energia. Ele nunca me deixa só, ampara-me e protege-me. VIVE COMIGO.”
Nesta altura, eu arregalei o olho.
Oh coragem!
- Querem ver? Dizia ela?
Pôs-se de pé e começou a contar:
_ Um dia eu ia na rua quando um braço forte me agarrou pelas costas e me dizia para estar calada. Eu fiquei… assim … calma… e perguntei-lhe:
- que queres? Eu dou-te tudo o que tenho -tenho passe e ando com pouco dinheiro, mas tinha 10 euros_
_ Eu dou-te.
O homem mandava-me calar e não me largava, então, _ vejam só o que Deus pôs na minha boca: por Deus sou tua irmã, por Deus sou tua irmã…
O homem largou-me, foi-se embora e eu fiquei ali… estão a ver como Deus está sempre comigo?

Mais tarde, perguntaram-lhe se ela participasse num jogo (desse dito programa) e ganhasse, o que faria com o dinheiro. Ela respondeu:
_ Eu não jogo, eu não ligo ao dinheiro.

“DEUS PÔS NA MINHA BOCA…”

Que grande é a FÉ desta senhora capaz de anunciar, em pleno programa de grande audiência diária, que Deus vive nela!
Que sábia é a simplicidade humana!

E eu, do outro lado… sem sair de casa… ali…senti que o reino de Deus está aqui… mesmo ao lado.
O meu bom Deus actua em nós, e quem sabe em quantas “casas” esta semente irá dar fruto?


As crianças fazem ...