segunda-feira, 6 de julho de 2009

ARGILA FRÁGIL


Certamente já todos nos apercebemos da similaridade da escrita destas duas palavras. De facto, a argila mesmo quando cozida é frágil. Foi dessa argila que fomos feitos. É real a nossa condição frágil, enquanto passantes por esta terra e, mesmo aqueles que consideramos mais fortes fazem notar as fragilidades. Ao olharmos a história da Salvação, encontramos personagens de uma força quase sobre-humana mas que apresentaram fraquezas que, quando superadas, se transformaram em alavancas para a sua missão. Pensemos em Abraão, Moisés, nos profetas e reis, Ezequiel “filho de homem” - hoje chamado na primeira leitura -, David e todos os outros, os Apóstolos, homens simples e rudes, Pedro, Tomé, Paulo... homens determinados mas, também eles com as suas limitações humanas. Mas nem por isso deixaram de ser chamados, enviados e portadores da mensagem melhor, mais segura e mais importante que poderíamos ter.Os “tesouros guardados em vasos de barro” aqui se concretizam.Assim, ninguém pode considerar-se fora do apelo que Deus continuamente faz à missão. Nem podemos alegar, com as desculpas mais lógicas e fortes, para nos abstermos de fazer o que está ao nosso alcance sem regatear esforços. Muitas vezes poderemos até supor que a missão é superior às nossas forças e capacidades, pois as nossas limitações podem ser várias. Mas, mesmo assim, Ele está connosco para nos apoiar naquilo que nos ultrapassa e, ninguém pode encontrar modo de se esquivar a esse chamamento. Há tanto que fazer e não podemos deixar por mãos alheias aquilo que nos compete a nós realizar.

MEDITANDO PARA O XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM - P. Manuel João

1 comentário:

  1. Quantas vezes somos confrontados com situações que nos fazem sentir tão pequeninos, tão limitados e incapazes de resolver o que quer que seja. Mas, é connosco que Deus conta e, como diz S. Paulo na 2Cor 12,7-10, o Senhor disse-lhe:"Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se manifesta todo o meu poder".
    De facto, numa atitude de disponibilidade incondicional,confiantes na força da Graça do Amor de Deus e, iluminados pelo Seu Espirito, seremos capazes de entender o que Deus espera de cada um de nós e , assim, responder positivamente ao Seu apelo.

    ResponderEliminar