terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Catequese 3º ano


Jesus é o pão do céu.

ELE mesmo o disse à multidão que o seguia: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente”

Precisamos de pão e de outros alimentos para vivermos, mas o verdadeiro alimento, aquele que mata a fome para sempre é Jesus.
Jesus é o pão do céu porque Deus O enviou até nós e porque ao dar a vida por nós dá-nos a força necessária para amarmos mesmo os outros.

Onde podemos nós encontrar Jesus como pão do céu?

Na Eucaristia.
Quando recebemos Jesus, Ele vem ao nosso coração e, porque acreditamos que ali está o corpo de Cristo, o pão descido do céu, nós dizemos Ámen.

Mas, para recebermos bem Jesus, temos de estar preparados. Por isso quando o Sr. Padre mostra a hóstia e diz: “eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, nós respondemos. “Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo”.
Queremos aqui, dizer a Jesus, que estamos arrependidos das maldades que fazemos e que queremos recebê-lo com o nosso coração limpinho.

Há ainda um outro momento em que somos convidados a espalhar a paz de Cristo ao próximo em sinal de que estamos em união com as pessoas e que queremos ser amigos de todos, é o momento do abraço da paz. O Sr. Padre diz-nos: “A paz do Senhor esteja sempre convosco”, e nós respondemos “O amor de Cristo nos uniu”

A estes três momentos da Eucaristia nós chamamos Comunhão. Quer isto dizer que estamos em união muito forte com Jesus e com as pessoas que estão à nossa volta.
É Jesus recebido na Eucaristia que nos leva a fazer tudo com muito amor para que haja muita união entre nós.

Em casa, para além de terem de fixar as repostas a estes momentos da Eucaristia de que hoje falamos (pag. 63 do catecismo), os meninos levaram o desafio de convidarem os pais a participarem na próxima Eucaristia.
Finalmente, cada menino levou para casa uma fatia de pão, para agradecerem a Deus, e partilharem com a família explicando aos pais tudo o que aprenderam sobre a comunhão.

Beijinhos
Até Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário