quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

catequese 3º ano









Olá a todos!



Sacramento da Unção dos Doentes

Pois foi, neste sábado aprendemos um novo Sacramento, já conhecíamos o Sacramento do Baptismo, o Sacramento da Eucaristia, o Sacramento da Confirmação ou Crisma e a agora ficamos a conhecer o Sacramento da Unção dos Doentes.



A quem é dado este Sacramento? E para que serve? E por quem é dado?



Este Sacramento é dado a pessoas muito, mas mesmo muito doentes, pessoas que se encontram de cama já há muito tempo. E serve para aliviar as dores físicas e mentais. Como todos os Sacramentos quem o administra é o Sr. Padre.
O Sr. Padre vai visitar o doente e depois de cumprimentar e conversar um pouquinho com o doente e com as pessoas que estão a tratar dele, começa por ler a Palavra de Deus e juntamente com todos reza uma Oração, depois, e só ao doente, faz uma Cruz na testa e na mão do doente com o óleo da unção para que o doente se sinta com mais força, após tudo isto perdoa todos os pecados ao doente. Tudo isto é feito em nome de Deus. A todo este ritual feito pelo Sr. Padre – Palavra, Oração, Unção e Perdão – chamamos o Sacramento da Unção dos Doentes.




Mas para melhor percebermos este Sacramento, fomos todos convidados a imaginar a “visita “ a um doente “o avô Tuna”. Esta visita foi feita através de uma pequena projecção, onde nos foi mostrado todos os passos do Sr. Padre para com o doente e acompanhado por todos nós que tínhamos um guião para o devido efeito.




A uma pessoa doente nós podemos dar carinho, alimento, companhia, rezar por ele, ajudá-lo em todas as suas necessidades e sempre que necessário chamar o Sr. Padre, pois enquanto o doente está com o Sr. Padre vai esquecendo um pouco as suas dores e sente-se melhor, pois como São Tiago nos diz, "a oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará..."

Beijinhos e até sábado.





Sem comentários:

Enviar um comentário