Depois de pensarmos muito bem e com sinceridade em situações que já vivemos em que não fizemos o que devíamos,… em casa,… na escola,… na catequese,…e depois de as partilharmos, chegamos à conclusão de que sempre que não fazemos o que Jesus nos pede, nos afastamos dEle, magoamo-nos e magoamos os outros sentindo-nos tristes, infelizes e com o nosso coração cheio de nódoas negras a que chamamos Pecado.
Não é fácil fazermos sempre o que Jesus nos pede, até um dos seus maiores amigos, Pedro, o negou três vezes sentindo-se depois triste, magoado, com vergonha e arrependido.
O que precisamos de fazer para que o nosso coração volte a ser de Cristo e por isso mais limpo?
Devemos reconhecer o mal que fizemos diante de Deus e dos irmãos. Aprendemos hoje uma bela oração, a confissão, em que nós reconhecemos e pedimos perdão pelas vezes em que pensamos mal dos outros, as vezes em que dissemos palavras que ofendem os outros, as vezes em que batemos, estragamos ou nos portamos mal, e as vezes em não fazemos aquilo que sabemos que deveríamos fazer e não o fizemos por preguiça ou desleixo.
Levamos para casa uma pagela com esta oração para a rezarmos e escrever, no verso desta, as faltas cometidas por pensamentos palavras actos e omissões que formos cometendo durante esta semana, não esquecendo de a trazer para a próxima catequese.
Para terminar, e em jeito de oração, ouvimos e vimos com muita atenção este vídeo que eu acho que vale a pena rever e convidar todos a reflectir, neste tempo em que somos particularmente chamados à oração e à conversão.
Beijinhos e boa semana.
Até Sábado.
Adorei este video.
ResponderEliminarEstou neste momento a dar a a reconciliação aos "meus" meninos do 3ª ano.
Será que me podem enviar o link para puder gravar este video para depois apresentar-lhes na sessão de catequese.
Grata.
Bem hajam!