segunda-feira, 21 de junho de 2010

Tome a sua cruz todos os dias...




Pedro não tem dúvidas em afirmar: “Tu és o messias de Deus”.
Pedro representa aqui a comunidade dos discípulos, essa comunidade que acompanhou Jesus, testemunhou os seus gestos e descobriu a sua ligação com Deus.
Dizer que Jesus é o “messias” significa reconhecer nele esse “enviado de Deus, da linha davídica, que havia de traduzir em realidade essas esperanças de libertação que enchiam o coração de todos.
Ele é o enviado de Deus para libertar os homens; no entanto, não vai realizar essa libertação pelo poder das armas, mas pelo amor e pelo dom da vida.
No seu horizonte próximo não está um trono, mas a cruz: é aí, na entrega da vida por amor, que Ele realizará as antigas promessas de salvação feitas por Deus ao seu Povo.

Todos somos convidados a seguir Jesus, isto é, a tomar, como Ele, a cruz do amor e da entrega, a derrubar os muros do egoísmo e do orgulho, a renunciar a si mesmo e a fazer da vida um dom. Isto não deve acontecer em circunstâncias excepcionais, mas na vida quotidiana. “Tome a sua cruz todos os dias!”. Desta forma fica definida a existência cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário