segunda-feira, 28 de junho de 2010

UM CAMINHO DIFERENTE




A resposta espontânea ao mal que nos fazem é a "paga na mesma moeda". Foi assim que os discípulos de Jesus, Tiago e João, reagiram (Cf Lc 9, 54).
Para Jesus, porém, a perspectiva é outra. Tudo se situa no caminho para Jerusalém, ou seja, no caminho da entrega plena, na expressão máxima do amor que é o serviço.
Esta atitude de Jesus é a escola onde são formados os seus discípulos de todos os tempos. Aos três interlocutores que Lhe aparecem no Evangelho de hoje, Jesus desafia a deixarem tudo de forma radical. O Reino de Deus assume a primazia na vida daqueles que se deixam seduzir por Jesus.
Já a primeira leitura da liturgia deste XIII Domingo do Tempo Comum, do Livro dos Reis, nos apresenta com clareza a necessidade de fazer escolhas, opções, por causa dos desafios de Deus. Eliseu rompe com o seu passado de agricultor quando oferece a junta de bois em sacrifício usando como lenha o arado - seu instrumento de trabalho -, despede-se da sua família e compromete-se totalmente com o serviço de Deus, que o chama por meio do profeta Elias.
Entendemos que Deus nos tenha criado segundo um plano e que conta connosco, como seus colaboradores, na realização desse plano. Não faltam, porém, amarras que nos prendem e nos querem impedir de realizarmos esse mesmo plano. Amarras essas que, muitas vezes, são mais interiores que exteriores e, nem por isso, menos densas e menos impeditivas da nossa realização como pessoas humanas, chamadas a viver neste mundo concreto, com outras pessoas concretas.
Por isso, Deus enviou ao mundo o seu Filho Jesus "para nos chamar à liberdade" (Cf Gal 5, 13) e ensinar-nos que o caminho da felicidade e da realização é o "do amor, fazendo-nos ao servos uns dos outros" (Cf Gal 5, 13). Este é o caminho assumido por Jesus e proposto por Ele aos que se sentem atraídos por Ele e O querem seguir.



P. Ângelo
in DIÁLOGO 1254 - XIII Domingo do Tempo Comum (ano C)





Sem comentários:

Enviar um comentário