quarta-feira, 29 de junho de 2011
Evangelização
«A Exortação apostólica Catechesi Tradendae, colocando a catequese no âmbito da missão da Igreja, recorda que a evangelização é uma realidade rica, complexa e dinâmica, que compreende «momentos» essenciais e diferentes entre si. (...) O «momento» da catequese é aquele que corresponde ao período em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, oferecendo as bases para aquela primeira adesão» [Directório Geral da Catequese (DGC), 63].
Os pais são os primeiros educadores na fé. A família como Igreja Doméstica é lugar de catequese, onde se transmite e donde se irradia o Evangelho, integrando-O no contexto da vida e dos valores humanos [cf. DGC, 255].
A comunidade cristã é a origem, o lugar e a meta da catequese. É sempre da comunidade cristã que nasce o anúncio do Evangelho, que convida os homens e as mulheres à conversão e a seguirem Cristo [DGC, 254].
Alguns leigos sentem-se chamados, interiormente, por Deus a assumirem a tarefa de catequistas. A Igreja suscita, faz o discernimento desta vocação e confere a missão de catequizar. Este chamamento pessoal de Jesus Cristo e a relação com Ele são o verdadeiro motor da acção do catequista [cf. DGC, 231)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário