quarta-feira, 1 de junho de 2011




Nesta quarta-feira, dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança em Portugal, apresentamos um projecto dianamizado pelo Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa (DCPL) que sublinha a importância da espiritualidade e da religião na educação infantil. Trata-se do "Despertar da Fé nas Crianças" e merece a aposta de um grupo de trabalho do DCPL e da Fundação Maria Ulrich.



A Irmã Maria José Bruno, do DCPL, indica ser na família que se descobre "a relação autêntica de verdade e de ternura" e por isso se gera "a descoberta de Deus". Este deve ser uma descoberta diária, "na vida do dia-a-dia".
As crianças são estimuladas pelos objectos e símbolos que existem numa casa e pela importância que os adultos lhe dão. "Os símbolos das festas, principalmente do Natal e da Páscoa trazem uma mensagem e são ocasião de descoberta, de conversa sobre o que significam e dizem de Deus", refere.


A oração é parte essencial na educação cristã e vários são os casais que partilham com os filhos essa experiência. Inicialmente uma oração simples, com "simples palavras de agradecimento" que a pouco a pouco ganham "mais pedidos e agradecimentos, e dão contam do que as crianças mais tinham gostado nesse dia", indica a Ir. Maria José recordando testemunhos.
"A oração da noite feita com as crianças em ambiente afectivo, de intimidade e de confiança, é um momento forte de relação consigo, de relação em família e de relação com Deus", sublinha a religiosa. O mais importante, não é saber muita oração, mas que "oração e vida se unam".


À medida que as crianças vão crescendo vão ficando alertas para várias dimensões. Cores, objectos, texturas tornam-se apelativas e são instrumentos de crescimento e aprendizagem. A Ir. Maria José indica que psicopedagogos e outros educadores são da opinião que pelos 4-5 anos se pode começar a contar as histórias da Bíblia às crianças.
"Antes mesmo da catequese, é benéfico que elas conheçam histórias bíblicas, encontrem figuras com as quais se identifiquem. Mais tarde, pelos oito anos, elas encontrarão o sentido do conhecimento".
Neste âmbito, as principais festas do ano, podem ser também um motivo de promoção religiosa e, simultaneamente, cultural.


Outro aspecto importante na espiritualidade da criança é o contacto com a comunidade de cristãos, "mesmo quando ainda vão no carrinho". Este é um lugar "onde convivem diferentes gerações, onde se celebra a fé e onde se vivem dinâmicas de solidariedade que concretizam o mandamento do amor de Deus e do próximo, na atenção particular aos que mais necessitam".
A religiosa assinala ser cada vez maior o número de paróquias que preparam a Eucaristia dando uma atenção particular à participação de famílias com crianças pequeninas.
Os contextos que a criança vai apreendendo, quer na comunidade como no contexto escolar, abrem-na para a diferença, mesmo que não o consigam explicar com clareza. "Eles reconhecem que há crianças que não festejam o Natal, nem a Páscoa, nem os aniversários", manifesta a Ir. Maria José. Mas a educação deve ser focada no respeito e conhecimento "de outras culturas e religiões das crianças".





Na página da internet do DCPL e em http://www.despertardafe.com/ encontra informações sobre "O Despertar da Fé nas Crianças" e o exemplo de uma paróquia que o implementa.




Fonte: Agência Ecclesia


 

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